segunda-feira, 24 de junho de 2013

O ESPELHO



Os outros são um espelho para que você se veja. As características às quais você reage nos outros são aquelas que reconhece em si mesmo, sejam elas positivas ou negativas. O espelho tem quatro manifestações primárias:
1 - Aquela na qual você admira nos outros as qualidades que reconhece dentro de si mesmo;
2 - As características ás quais você resiste e reage fortemente quando as vê nos outros serão certamente encontradas  dentro de você;
3 - A característica à qual resiste e reage nos outros é aquela que teme existir dentro de você e 
4 - A característica à qual reage contra quando a encontra dentro de si mesmo é aquela que antipatizará nos outros.

Em outras palavras, você escolheu reencarnar-se no plano terrestre para aprender a se elevar acima dos efeitos do medo. Esses medos, no entanto, estarão sempre refletidos em suas reações aos outros.  Por issso, seus objetivos são muito óbvios, uma vez que é capaz de percebê-los claramente. Na medida em que se livra do medo, o que aconetece é que você se abre para expressar mais amor incondicional.
 Investigue as manifestações do espelho que estão influenciando  sua vida neste momento. Que lições podem ser apreendidas ao se ver nestas pessoas?


Oráculo Interior/Dick Sutphen

domingo, 23 de junho de 2013

O LADO ESPIRITUAL DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL




Por precaução de médium, fechei meus chacras de proteção e fui para a multidão como uma pessoa comum. Eu e meus filhos. Era 22 de junho de 2013. Estava em pleno auge um movimento inesperado naquela semana que poderíamos chamar #BRASILACORDOU.
Primeiramente farei um pequeno apanhado do que vi no plano físico.
Ao contrário do que muitos dizem, o clima astral da passeata tinha a marca dessa geração nova que está reencarnando nos últimos 20 anos: espíritos inquietos, porém, com bondade no coração. Inteligentes e sensíveis a uma nova ordem social, desejosos de paz e justiça.
Fiz questão de ver de perto a enorme diversidade: médicos, aposentados, gays, militares, professores, religiosos, jornalistas, velhos, crianças e muitos grupos radicais. Em nenhum deles senti o clima da maldade ou da intolerância.
Depois que me senti mais seguro no clima da multidão, passei então a abrir minhas antenas psíquicas e meus chacras de sintonia. Percebi muitos espíritos na mesma faixa de idade dos manifestantes no astral acompanhando cada grupo. Jovens, muitos jovens. Vi também parentes de muitos deles que já partiram para a vida espiritual.
Liguei-me mentalmente com meus benfeitores espirituais. Apareceu-me dona Maria Modesto e me disse: “iluminista essa passeata! Aqui está um futuro melhor. Daqui sairão presidentes e governantes. Esses jovens trazem um mapa mental para encontrarmos o caminho da estrutura política da regeneração. Essa passeata, de fato, não tem nada a ver com seu estopim: R$ 0,20 de ajuste no preço da passagem de ônibus.”
Fiquei intrigado com a fala dela e resolvi perguntar: a senhora pode me dizer algo sobre o ambiente espiritual geral dessa passeata?
Ela me respondeu: “é um ambiente melhor do que muitos lares que eu já visitei. Aqui há esperança, ideal, sensação de utilidade e desejo de avançar.”
Então, é um ambiente bom? – indaguei novamente. Ela detalhou: “Espíritos de grande elevação moral e política, cientes da panela de pressão vibratória que estava se tornando o país, perceberam a importância de trabalhar com as lideranças de diversos segmentos, nos últimos 6 meses, a bandeira das manifestações públicas para aliviar tensões e formar uma nova radiografia social para que os governantes atentem para o que vem acontecendo e para o que vai acontecer. Os espíritos que coordenam a política e a administração do país não de apassivam diante de tanta injustiça, corrupção e impunidade. Diariamente eles adentram o astral da câmara e do senado, da presidência e da forças armadas, em busca de filetes de luz para promovem o bem social.”
Parei um pouco para pensar no que ela me disse e resolvi andar mais um pouco pela multidão, já em transe vivendo as manifestações de cá e de lá. Quanto aos detalhes do assunto, peço a compreensão dos meus amigos para não citar agora, porque ainda terei que fazer várias investigações em algumas revelações mediúnicas que preciso examinar com cautela.
Eu procurei no ambiente astral os vândalos que fazem baderna. Não achei um. Então resolvi perguntar sobre o assunto a dona Modesta e ela disse: “No plano espiritual fica mais viável fazer controle dessas criaturas. Há um perímetro de atuação que os limitam”.
Indaguei novamente: mas e quanto aos vândalos daqui? “São pessoas que não tiveram o que mais clama a passeata: educação. Nem sempre estão a serviço de opositores políticos da passeata e nem sempre são criminosos no comportamento. São imaturos, desordeiros e alguns até fazem isso porque acreditam, infelizmente, que é assim que se corrigem as coisas na sociedade.
Perguntei mais: então eles não são acompanhados pelos vândalos do astral?
“Eles mantém conexão mental com suas companhias que, à distância, os incendeiam as más intenções. Isso não temos como evitar já que faz parte da rotina dessas criaturas de cá e daí. Mas assim como acontece no mundo físico, são contidos logo que iniciam suas loucuras. Como já temos melhores chances de identifica-los no astral, ao contrário de vossa polícia que não os identifica até que iniciem a baderna, nós já o contemos do lado de cá para proteger o ambiente ordeiro e consciente das multidões bem intencionadas. Temos uma polícia muito melhor preparada do que a vossa para isso.”
Adorei a experiência como cidadão e como médium. Fiquei pensando no quanto nossas orações e atividades mediúnicas e obras sociais são importantes nesse propósito de construir um mundo melhor, todavia, também meditei nessa semana no quanto a comunidade espírita é omissa e ainda acredita em fantasias a respeito de uma “pátria do evangelho e coração do mundo” sem ação e coragem social.
Entre os grandes líderes espíritas, tenho que parabenizar a Divaldo Franco, Djalma Argollo e José Medrado ( os baianos mandando bem) por terem se posicionado claramente a respeito do assunto.
Para encerrar minhas reflexões vou transcrever novamente o post que fiz no facebook essa semana contendo o pedido dos espíritos e informando sobre a presença de alguns deles nesse movimento por um Brasil mais maduro e melhor:
Os guias espirituais estão pedindo muita oração pelo país. (abaixo coloco o nome de alguns que fiz contato e outros que enviaram seus pedidos)
Eles pediram que em minhas orações eu peça coragem para que o povo brasileiro tenha ATITUDE.
Muita gente espírita acredita que vão mudar as coisas nesse país a poder de oração e sopa fraterna. Nada contra eles! Essas são ótimas atitudes, sem dúvida.
Porém, uma das manipulações mais sutis dos poderes sombrios dos desencarnados é manter o povo inerte e acreditando na força divina para mudar as coisas, quando, em verdade, quem muda um país somos nós mesmos com nossa própria mudança, inclusive saindo dessa hipnose coletiva em que se encontrava o Brasil. #BRASILACORDOU
Nomes citados por dona Modesta hoje durante a psicografia de hoje de manhã: Freitas Nobre, Gonzaguinha, Vicente Celestino, Dom Helder, Virrgulino, Bezerra, Herculano Pires, Deolindo Amorim, Albert Schweitzer, Mãe Menininha, Zilda Arns, Caboclo Mário Juruna, Darci Vargas, Dr. Mario Covas. Estes são alguns que me lembro.
Presentes na psicografia: Dom Helder, Schweitzer, Dr. Inácio, José Mario, Zumbi dos palmares e Inhá Chica.

EU QUERO, EU POSSO, EU ME TRANSFORMO!



Esqueça quem você foi ontem e, a partir de agora, seja alguém bem melhor. Basta querer

Hoje quero reforçar o tema que abordei na semana passada por meio de uma meditação. Convide um(a) amigo(a) para fazer o seguinte exercício junto com você. Primeiro, ele(a) lê em voz alta o texto a seguir enquanto você, de olhos fechados, sente o poder das palavras. Depois, vocês invertem os papéis.

"Eu estou consciente e tenho o poder de pensar como eu quero. Tenho o direito de pensar no que eu quero para o meu próprio bem. Eu tenho e posso impor ao meu mundo interior tudo aquilo que eu quiser. E quero me sintonizar com o melhor. Esqueço, a partir de agora, a pessoa que eu fui, sobretudo meus vícios de pensamentos. Penso apenas na paz. Penso nela, permitindo que seu perfume toque minha aura e atinja todas as áreas da minha vida, todos os cantos do meu corpo. Penso na paz com uma mensagem de ordem e equilíbrio perfeito.

Deixo fluir na minha cabeça a consciência do 'eu posso'. Eu posso estar na paz. Impor essa paz é praticar o meu poder pessoal com responsabilidade divina, obtida por herança natural. O melhor para mim é um grande sorriso no peito. É a felicidade barata e fácil a que tenho direito. É tão simples pensar que o melhor está em mim! A beleza está em mim. A suavidade está em mim. A ternura, o calor, a lucidez e o esplendor das mais belas formas do universo estão em mim. Aí eu me abro inteiro(a), viro do avesso e sinto que não há fronteiras nem barreiras para mim. Sinto que o limite é apenas uma impressão. Sinto que cada condição foi apenas a insistência de uma posição. Sinto que sou livre para deixar trocar qualquer posição por outra melhor. Sou livre para descartar qualquer pensamento ruim, qualquer sentimento ou hábito negativo, qualquer paixão dolorosa. Porque eu sou espírito. Sou luz da vida em forma de pessoa.

Ah, universo, eu estou aberto(a) para o melhor para mim. Eu sei que muitas vezes sou levado(a) por uma série de pensamentos ruins. Mas é porque eu não conhecia a força da perfeição. Eu não conhecia a lei do melhor. Agora eu me entrego, me comprometo comigo, com o universo e contigo. Vou manter a minha mente aberta. Esse momento me desperta, me traz a inspiração ao longo do dia onde se efetiva a luz que irradia para quem insiste no próprio aperfeiçoamento.

Não quero pensar nas minhas fraquezas. Quero olhar bem fundo nos meus olhos e ver como eu sou bonito(a), como fiz e faço coisas maravilhosas e como o meu peito está cheio de vontade. Eu assumo a responsabilidade sobre essas vontades e me projeto com força nessa identidade de saber que eu posso, sim, fazer o melhor. Despertar o meu espírito é viver nele. É ter a satisfação de ser eu mesmo(a). É poder ser original, único(a), pequeno(a) e grande ao mesmo tempo. Sei agora que o melhor está a meu favor. Meu sucesso, aliás, é o sucesso de Deus que se manifesta em mim como pessoa em transformação. Eu sinto como se tivesse sentado nessa cadeira da solidez universal porque eu estou no meu melhor. Porque sou o sucesso da eternidade, porque estou há milhares de anos seguindo e não fui destruído(a). Porque o universo garante.

Grito dentro de mim mesmo(a): de todas as coisas da vida, o melhor ainda sou eu.
O melhor sou eu!"


Luiz Antonio Gasparetto, escritor e autor de 26 livros sobre desenvolvimento emocional

  

sábado, 22 de junho de 2013

TRANSFORMAR SUA PERSONALIDADE A FAVOR DE SI MESMO



Sua personalidade é a soma total de sua programação passada e consiste na interação de três fatores: traços, ponto de vista e hábitos. Nenhum destes fatores é herdado. Todos são adquiridos e portanto, mutáveis. 
Hábitos são simplesmente, comportamentos repetitivos, tais como o caminho que você toma para ir trabalhar ou a forma como se veste de manhã.
Traços são características  distintivas, tais como viver desleixado ou imaculadamente arrumado.
Pontos de vista são a forma como você olha para o que lhe acontece e suas atitudes específicas em direção a aspectos da sua vida.
O desejo de mudar a personalidade deve vir de dentro, como resultado da percepção do que está ou não funcionando. Quais são os hábitos que estão programando negativamente sua realidade? Quais os traços de sua personalidade que estão trabalhando contra você? Quais seus pontos de vista estão programando desarmonia ? Uma vez que estiver seguro sobre o que quer se tornar e estiver disposto a fazer um pequeno esforço, você poderá criar uma nova personalidade, que é uma expressão de tudo que deseja ser
Oráculo Interior /Dick Sutphen
Reflita o quanto você mesmo pode estar interferindo na sua infelicidade. Claro que por vivermos em grupo , família e sociedade ,  sentimos ou sofremos o reflexo das ações e daquilo que os outro fazem , nos magoamos com as coisas e principalmente com aqueles a quem amamos, mas antes de mais nada, sofremos realmente por nós mesmos, pela nossa falta de olhar para para nós e ver aquilo que precisamos mudar  e  não depende de nada e nem de ninguém . Precisamos criar formas e mecanismo de convivência e isto é possível, para que possamos ter um convivência mais saudável  com os outros. Saber ceder e saber se impor e ao mesmo tempo, saber se posicionar e colocar limites , assim como respeitar o limite dos outros. Saber falar e saber calar e saber ouvir também as razões dos outros, porque por mais que as coisas ou os motivos dos outros, pareçam sem sentido para nós, para aquela pessoa é a sua verdade.
Independente de qualquer coisa, tenhamos a certeza de que  cada um de nós, tem o  maior percentual de 
poder de mudar a própria vida. Isto realmente não está nas mãos dos outros. De outro lado, lembremo-nos também que buscar a nossa felicidade não é de forma alguma ou nada tem a ver com provocar a infelicidade dos outros. Se ela vier  acontecer pelo fato do outro ou os outros não aceitarem a sua busca é outro caso.
Suzana Campista

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MENSAGEM PSICOGRAFADA PEDE UNIÃO E FÉ







Mensagem recebida no Centro Espirita “Jesus no Lar” - 10/05/2013
Medium - Suely Caldas Schuber

Mensagem de Eurípedes Barsanulfo (10/05/2013)
Recomendo a leitura da mensagem abaixo ditada pelo espírito de Eurípedes Barsanulfo, sobre o momento atual do nosso país e do mundo.
Peço a gentileza de repassarem a suas redes de relacionamento, e envolvam em suas preces todos os governantes, legisladores e população em geral, auxiliando a melhoria da psicosfera mental neste momento importante.

Irmãos queridos:
Diante dessa crise que se abate sobre o nosso povo, face a essa onda de pessimismo que toma conta dos brasileiros, frente aos embates que o país atravessa, nós, os seus companheiros, trazemos na noite de hoje a nossa mensagem de fé, de coragem e de estímulo. Estamos irradiando-a para todas as reuniões mediúnicas que estão sendo realizadas neste instante, de norte a sul do Brasil. Durante vários dias estaremos repetindo a nossa palavra, a fim de que maior número de médiuns possa captá-la. Cada um destes que sintonizar nesta faixa vibratória dará a sua interpretação, de acordo com o entendimento e a gradação que lhe forem peculiares.
Estamos convidando todos os espíritas para se engajarem nesta campanha. Há urgente necessidade de que a fé, a esperança e o otimismo renasçam nos corações. A onda de pessimismo, de descrédito e de desalento é tão grande que, mesmo aqueles que estão bem intencionados e aspirando realizar algo de construtivo e útil para o país, em qualquer nível, veem-se tolhidos em seus propósitos, sufocados nos seus anseios, esbarrando em barreiras quase intransponíveis.
É preciso modificar esse clima espiritual. É imperioso que o sopro renovador de confiança, de fé nos altos destinos de nossa nação, varra para longe os miasmas do desalento e do desânimo. É necessário abrir clareiras e espaços para que brilhe a luz da esperança. Somente através de esperança conseguiremos, de novo, arregimentar as forças de nosso povo sofrido e cansado.
Os espíritas não devem engrossar as fileiras do desalento. Temos o dever inadiável de transmitir coragem, infundir ânimo, reaquecer esperanças e despertar a fé! Ah! a fé no nosso futuro! A certeza de que estamos destinados a uma nobre missão no concerto dos povos, mas que a nossa vacilação, a nossa incúria podem retardar. Responsabilidade nossa. Tarefa nossa. Estamos cientes de tudo isto e nos deixamos levar pelo desânimo, este vírus de perigo inimaginável.
O desânimo e seus companheiros, o desalento, a descrença, a incerteza, o pessimismo, andam juntos e contagiam muito sutilmente, enfraquecendo o indivíduo, os grupos, a própria comunidade. São como o cupim a corroer, no silêncio, as estruturas. Não raras vezes, insuflado por mentes em desalinho, por inimigos do progresso, por agentes do caos, esse vírus se expande e se alastra, por contágio, derrotando o ser humano antes da luta. Diante desse quadro de forças negativas, tornam-se muito difíceis quaisquer reações. Portanto, cabe aos espíritas o dever de lutar pela transformação deste estado geral.
Que cada Centro, cada grupo, cada reunião promova nossa campanha. Que haja uma renovação dessa psicosfera sombria e que as pessoas realmente sofredoras e abatidas pelas provações, encontrem em nossas Casas um clima de paz, de otimismo e de esperança! Que vocês levem a nossa palavra a toda parte. Aqueles que possam fazê-lo, transmitam-na através dos meios de comunicação. Precisamos contagiar o nosso Movimento com estas forças positivas, a fim de ajudarmos efetivamente o nosso país a crescer e a caminhar no rumo do progresso.
São essas forças que impelem o indivíduo ao trabalho, a acreditar em si mesmo, no seu próprio valor e capacidade. São essas forças que o levam a crer e lutar por um futuro melhor. Meus irmãos, o mundo não é uma nau à matroca. Nós sabemos que “Jesus está no leme!” e que não iremos soçobrar. Basta de dúvidas e incertezas que somente retardam o avanço e prejudicam o trabalho.Sejamos solidários, sim, com a dor de nosso próximo. Façamos por ele o que estiver ao nosso alcance. Temos o dever indeclinável de fazê-lo, sobretudo transmitindo o esclarecimento que a Doutrina Espírita proporciona. Mas também, que a solidariedade exista em nossas fileiras, para que prossigamos no trabalho abençoado, unidos e confiantes na preparação do futuro de paz por todos almejado. E não esqueçamos de que, se o Brasil “é o coração do mundo”, somente será a “pátria do Evangelho” se este Evangelho estiver sendo sentido e vivido por cada um de nós”.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

REVENDO OS CAMINHOS





Muitas vezes, estamos num caminho entorpecidos por uma ilusão sem pensar nas conseqüências das coisas e das nossas escolhas, achando sempre que as coisas vão se realizar da maneira que a gente quer, da maneira que a gente idealizou.  Quando fazemos uma escolha e caminhamos com os nossos  próprios pés neste caminho , sem depender de ninguém, pode ser que consigamos  percorrer mais rápido , pois só depende de nós, mas quando dividimos um caminho, temos que ter a consciência de que nem sempre as coisas serão e  sairão do modo que desejamos porque  numa estrada de muitas bifurcações, cada um pode achar que uma  direção para se chegar ao final da estrada é a melhor. As  pessoas tem o hábito de cruzar os caminhos ao invés de andar lado a lado.
Quando andamos ao lado, podemos,  a qualquer momento,  dobrar uma esquina e dizer ao ou aos  companheiros que poderemos nos encontrar no final, aonde todos seremos vitoriosos, mas cada qual pelo seu caminho, pela sua estrada, que significa do seu jeito e da maneira que você entende melhor e está preparado para caminhar . Por um caminho que você deseja percorrer. Alguns preferem vir pelo mar olhando pro infinito da vida, outros pela terra, admirando as plantações, outros ainda preferem vir pelo ar, olhando os encantos do céu, e todos estão indo para o mesmo lugar.
O tempo de namoro ou o tempo de maturação de uma idéia para uma sociedade ou algum projeto, passa por várias fases e pode e deve ser revisado muitas vezes para que hajam os ajustes necessários a se obter um bom resultado. No casamento, geralmente os parceiros  sonham com uma felicidade  a dois, mas não conversam, não se conhecem, não pergunta um ao outro com a maturidade necessária de quem quer empreender um projeto de vida,  o que o outro quer e espera desta união e acha que poderá conduzir  as coisas, mas sempre, é certo, que da sua maneira, achando que vai superar ou suportar tudo em nome de um suposto amor  ou vai mudar o outro aos poucos e as coisas não acontecem assim.
A ansiedade é uma péssima conselheira e geralmente as pessoas ansiosas não passam as suas decisões pelo crivo do bom senso e da maturação das idéias, não planejam e também não pensam em conseqüências, porque simplesmente querem a realização daquilo que idealizou  e na maioria das  vezes idealizam o parceiro e querem que este corresponda as suas expectativas e joga para o outro ou para os outros   a responsabilidade de ter que corresponder e começa a infelicidade.
Será que o que não deu certo até agora na sua vida, foi mesmo culpa dos outros? Tudo dependia dos outros? Ou você não foi competente para administrara a sua própria vida?
Todo empreendimento a dois ou mais do que dois, requer planejamento, maturidade de idéias, saber acordar e ceder conhecerem-se as pessoas para ver se é aquilo que desejam mesmo e antes de mais nada para que haja um casamento feliz ou uma sociedade de qualquer gênero feliz, é necessário que cada um que esteja dentro desta relação, esteja antes  muito bem resolvido consigo mesmo e saiba que o outro vai ser um companheiro com idéias e  desejos próprios e nem sempre  vai concordar com você,  que vai caminhar a seu lado e não dentro de uma reta demarcada por você e pode ser que em qualquer esquina, ele queira virar e você vai seguir  seu caminho porque pode  se sustentar emocionalmente e se bancar em todos os sentidos. Claro que sempre vai haver uma seqüela, mas recuperável  com o tempo, porque você sabe que assim as coisas caminham.
Não jogue a responsabilidade e as conseqüências dos seus anseios em cima dos outros. Se você não se sentir capaz de caminhar sozinho, pode ter certeza que você não está em condições de caminhar a dois ou em um grupo.
Não se pergunte por que o outro não faz isto ou aquilo por uma melhor  relação a dois ou num grupo, mas pergunte a si mesmo, porque eu não faço alguma coisa por mim mesmo para eu ser feliz?
Se você quer ser feliz , reveja seus pontos de vista, repense sua vida e busque suas realizações de foro íntimo, aquelas que só dependem de você,  que vem da sua alma e são sua missão de vida para consigo mesmo e aí sim você estará pronto a conviver bem com os outros. Pare de ver o erro no outro, você não vai mudá-lo. Se deseja aceitar uma relação de qualquer tipo, veja até onde será capaz de ceder, mas  porque assim deseja e não por obrigação, sem que aquilo te constitua um peso ou te outorgue o título de heroína ou então não faça. Você pode colocar suas idéias, mas jamais impor quando a briga é em território do outro ou em território neutro. Você poderá impor sim, se estiver em seu território pessoal, se estiver bem consigo mesmo.
Analise  também, nas suas relações, se você não pode ser mais educado, mais gentil, mais tolerante ,  mais compreensivo,  sem perder  sua  individualidade, sem abrir mão dos seus valores,  ser mais fraterno, mais social porque isto é ponto crucial da  boa convivência para as coisas  darem certo e não confundam sinceridade com falta de educação.  Geralmente quem diz o que quer , não quer ouvir o que o outro tem a dizer, assim como o mau pagador é um excelente cobrador.
As pessoas às vezes ficam tão cegas dentro de sua  falta de bom senso que não ouvem sequer o que elas mesmo dizem.  Elas criticam  nos outros aquilo que exatamente fazem igual e como semelhante atrai semelhante,  na verdade apenas atraem para si pessoas que fazem com elas , aquilo que elas de uma forma ou de outra, até num outro contexto,  fazem também com os outros, mas não enxergam.
É ou não é preciso que pensem  melhor na vida ? O momento é de decisões e muito cuidado para não tomarem as decisões erradas para que não sofram depois, mas se assim  desejarem, se somente com o erro se propuserem a aprender o universo dirá: Que assim  seja!
Ir. Luiz

quarta-feira, 12 de junho de 2013

MEDO - UM GRAVE PROBLEMA

   
Dentre outros, mas que considero de menor relevância,  um sentimento  existe que constitui  para os seres humanos  um dos seus grandes e maiores problemas : O MEDO, ele é responsável por grandes  e pequenos distúrbios, internacionais e interpessoais. E o maior dos medos do ser humano é o de  não ser capaz de enfrentar uma situação.
     Você acha que teme a rejeição? Não é realmente a rejeição que o assusta, mas você teme  não  ser capaz de enfrentá-la. Você tem medo de cobra? Pois na verdade não é a cobra que você teme, mas de enfrentá-la. num encontro.
     Suponhamos que está no deserto e tem medo de encontrar uma cobra. Você encontra uma cobra e tem medo de que ela o morda. Ela o morde e em seguida,  você tem medo de morrer. Cada novo aspecto do seu temor se relaciona a um potencial futuro, não a situação do momento. Você nunca teme o que é, mas a possibilidade futura.
     O medo paralisa e o impede de agir quando isso é necessário. Ele o impede de fazer uma escolha melhor quando ela seria de seu maior interesse. Se aceitar seu próprio medo e se acomodar ficará aprisionado dentro dele.
     Pense em como seu medo de enfrentar situações o prejudicam e  te impedem de fazer escolhas que lhe seriam benéficas.
    Tudo que escolhemos tem suas consequencias , é claro, mas tudo pode ser mudado. Errar não é definitivo, mas um desvio do caminho que pode ser retomado. O fato de errar não é uma condenação eterna, apenas vamos sofrer as sequelas daquilo que fizemos , como forma de aprendizado, na proporção do nosso erro, mas à frente tudo será reajustado, porque aprendemos com os erros ou os repetimos até aprender.
    Certamente que os erros que dizem respeito a vida dos outros,podem deixar rastros de mágoa e ressentimento, mas ainda assim o que fazer, senão tentar consertar, corrigir aquela falha, talvez pedir perdão e estar disposto a aceitar as consequencias dos seus atos, mas nada é eterno neste campo.
    Façamos nossas escolhas de acordo com nossa consciência e nossa intuição e dentro desta escolha, vamos ver quais são os caminhos e quais são as consequencias  e vamos em frente, mas não se paralise pelo medo. Temos que ser precavidos, isto é uma coisa, temos o medo dosado como instinto de preservação, mas jamais como fator determinante das nossas escolhas. O medo é um péssimo conselheiro. A confiança no fluxo da vida é o que nos impulsiona a decidir sempre pelo melhor para nós.
Suzana Campista ( texto inspirado no Livro Oraculo Interior/Dick Sutphen )      

terça-feira, 11 de junho de 2013

SEMELHANTE ATRAI O SEMELHANTE



" As pessoas afirmam que querem sucesso, mas o que elas realmente desejam é o resultado do sucesso, não querendo, necessariamente, a responsabilidade que o acompanha nem pagar o preço em tempo, energia e sacrifício. Elas fracassam ou se permitem atingir apenas um nível limitado de sucesso porque isso é o que desejam no subconsciente.
   Seus pensamentos o estão levando em direção àquilo em que se concentra.Os pensamentos dominantes impedirão que pensamentos secundários manifestem uma realidade correspondente nas áreas-chave de sua vida: saúde,relacionamentos, carreira e bem-estar físico e espiritual. É importante saber o que você deseja de todas essas áreas, pois se não souber, atrairá perturbação e todos os efeitos indesejáveis que virão junto.
   Para ter uma visão geral de como você tem pensado até agora, examine a situação de sua saúde física, sua relação principal e as relações que tem com a família e amigos. Pense em nível de carreira e sucesso financeiro e em seu conhecimento espiritual.
Se uma área está carente, é hora de se concentrar em seu objetivo e mudar o pensamento"

Oráculo Interior/Dick Sutphen

Realmente é preciso que tenhamos firmeza de propósitos e não tenhamos receio de querer o bem e o melhor para nós, mas não esquecer que precisamos passar pelos caminhos que nos levam ao sucesso que desejamos empreender, seja em que área for da nossa vida e nem sempre ele é de flores, mas e daí ? o desejo de alcançar o objetivo e mentalizá-lo e sentir o prazer e a alegria  que 
aquela realização vai nos proporcionar , deve animar nosso esforço.
Devemos vigiar nossos pensamentos e fazer o possível para revê-los e trabalhá-los. Afirmações positivas da boca pra fora não realizam nada. É preciso rever conceitos e valores e se tratar se preciso for, emocionalmente nossos traumas e bloqueis ,  para que nos centremos em novas perspectivas e não fiquemos desejando e duvidando. O universo não vai entender estas duas mensagens porque elas se conflitam. Somos sim capazes de muito mais, mas antes, precisamos estar bem em nosso universo interior, pois é ele que expressa e materializa o que somos e desejamos. Semelhante atrai semelhante.
Suzana Campista

domingo, 9 de junho de 2013

REDIMENSIONANDO OS VALORES


Os valores que nos conduziram até aqui, em sucessivas vidas, precisam ser revistos e transformados para que voltemos à nossa conexão com o Todo

Na escalada da alma, muitas vezes tropeçamos nos valores do ego, cuja grande preocupação é satisfazer as nossas próprias necessidades, sem nos preocuparmos com os seres que nos rodeiam. E, assim, vivemos sempre na expectativa de que tudo que acontece ao redor seja redirecionado aos nossos valores intrínsecos. Nada importa senão a nossa vontade, a nossa personalidade.

Ao mesmo tempo em que as aspirações são centradas no ego, sempre em busca da nossa própria felicidade, nada do que acontece satisfaz a nossa alma. O descontentamento é a marca presente em todos os momentos. As horas, os dias, os anos passam, sem ter um sentido verdadeiro. A separatividade traz profundas feridas na alma. O vazio é a sensação mais evidente, assim como a sensação de que somos sempre vítimas. Acreditamos que tudo que nos acontece é responsabilidade de outros, nunca assumindo a nossa condição de rebeldia, de separatividade.

Até quando, meus filhos, precisamos aprender pelo caminho da dor? Quando nos desconectamos do Todo, da nossa Divindade Interior, da origem, da Fonte, tudo se torna sem sentido. Todos os momentos são de desarmonia, de tristeza profunda, de total sentimento de abandono. Não fomos criados para nos isolar e simplesmente viver em função da nossa vontade. Para nos religarmos de novo ao Todo, não é necessário passar pela experiência da solidão, do medo e desamor. Podemos encurtar o caminho passando por experiências menos dolorosas, compartilhando nossas vidas, nossos sentimentos, experiências e alegrias. É somente a nossa vontade interior que determina o caminho que queremos trilhar. Tudo depende da nossa decisão interna.

A busca infindável da nossa alma, seja por meio de livros, escolas iniciáticas, meditações, mestres e curadores da alma, nada mais é do que a manifestação da força que nos impulsiona de volta para a Fonte. A alma sabe o caminho a percorrer, embora o ego se manifeste em sentido oposto. Quanto mais percorremos a estrada do aprendizado, mais o ego vai sendo dominado, sublimado, até que docilmente ele se entrega à vontade superior, sem que nada mais o contrarie. Ele simplesmente se deixa levar pelo doce sentimento de paz, de confiança, de fé, sendo agora conduzido pela vontade da alma. A alma quer união, sintonia, a paz compartilhada, a beleza externada, a experiência dividida e o amor redirecionado em forma de compaixão, a fé sedimentada na luz da razão, os sentimentos filtrados na compaixão e na concórdia, a unidade compreendida como a união dos opostos e da diversidade.

Sentir-se um ser pleno requer muito pouco. É o que buscamos ao longo de nossas existências, por séculos e milênios. Agora chegou a hora da verdade. Encarar frente a frente todos os nossos demônios, detectar todos os nossos verdadeiros valores e analisá-los com a razão, apaziguando os sentimentos e as emoções.
Sejam, portanto, corajosos e firmes. Não deixem que os valores que os conduziram até aqui continuem a acorrentá-los. Tenham a firme vontade de romper, com toda a força da alma, com todo e quaisquer sentimentos, anseios e valores ancorados na separatividade. Sejam corajosos em encarar as sombras. Mas com amorosidade e compaixão consigo mesmo, pois assim a luz se acenderá, iluminando as suas sombras, naturalmente. E verão que um sentimento de gratidão e paz inundará seu coração, trazendo muita alegria, felicidade e paz. Esta será a recompensa, o presente. Que desde já essa luz crística ilumine e impulsione as suas vontades e seus propósitos para as modificações necessárias em suas vidas. Na paz do Cristo, namastê.
Um Ser Liriano
 postado originalmente por:  http://portalarcoiris.ning.com/Fátima dos Anjos

quinta-feira, 6 de junho de 2013

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E DE SUPERIORIDADE




Antes de ver o vídeo é importante ler este texto: 

Há uma dança impressionante, chamada de “As Mil Mãos-Guan yin”.
Considerando a grande coordenação que é necessária, a sua realização não deixa de ser surpreendente, mais ainda porque todas as bailarinas são surdas. Sim, é verdade. Todas as 21 bailarinas são completamente surdas e mudas.

Baseando-se somente nos sinais dos formadores nas quatro esquinas do cenário, estas extraordinárias bailarinas oferecem um grande espectáculo visual. O seu primeiro grande “début” internacional foi em Atenas na cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de 2004, mas tem estado desde há muito tempo no repertório da “Chinese Disabled People”s Performing Art” e já viajou a mais de 40 países.

A sua primeira bailarina, Tai Lihua, tem 29 anos de idade e possui um BA pelo Instituto de Belas Artes de Hubei. O vídeo foi gravado em Pequim durante o Festival da Primavera deste ano.




quarta-feira, 5 de junho de 2013

INFLUENCIAS ESPIRITUAIS NAS EMOÇÕES

Neste programa, Cris De Paschoal e Mari Degiovanni entrevistam Dra. Silvia Mara, médium e psicóloga, aonde abordam diversos assuntos sobre influências espirituais nas emoções

VALE A PENA LER E REFLETIR -LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO



Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado.
Às vezes nos falta esperança. Às vezes o amor nos machuca profundamente, e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa.
Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar...é nossa razão de existir.
Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino.
Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração
pela falta de uma única pessoa.

Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver,
até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um pôr do sol,
a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto.
É a força da natureza nos chamando para a vida.

Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança,
te traíram sem qualquer piedade.
Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo.
Você descobre que algumas pessoas nunca disseram eu te amo, e por isso nunca fizeram amor,
apenas transaram...

Descobre também que outras disseram eu te amo uma única vez.
E agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá
ajudá-las a reconstruir um coração quebrado.
Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores
importantes: a relação com a família, as condições econômicas nas quais se desenvolveu.
(dificuldades extremas ou facilidades excessivas formam um caráter), os relacionamentos anteriores
e as razões do rompimento, seus sonhos, ideais e objetivos.

Não deixe de acreditar no amor. Mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém
que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá.
Manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam. E certifique-se de que
quando estão juntos, aquele abraço vale mais que qualquer palavra.
Esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa
te deixar, então nada irá lhe restar.

Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento,
manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco.
Pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será ainda
mais intenso, do que teria sido no passado.

Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário.
Existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo.
A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna.
A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não
esteja apenas de passagem...


                                                                          Luiz Fernando Veríssimo

segunda-feira, 3 de junho de 2013

FLORESTA AMAZONICA - O CORAÇÃO SAGRADO DA TERRA


                                                           Triste  tema e belíssimo texto                                                                    

A Terra chora a perda de uma parte dela que nunca irá retornar. E, enquanto as espécies que são vulneráveis mudam de um status “em perigo” para um status “em extinção”, ela chora por uma parte amada de si mesma que está sendo deixada para trás.
Sabemos que a Floresta Amazônica é essencial ao bem-estar do Planeta.

Sabemos que as suas florestas respiram o ar vital na ecosfera da Terra, e que a sua terra e árvores abrigam uma diversidade de espécies inigualáveis em número na Terra.
E, no entanto, o que não sabemos é que esta floresta, estas terras que se estendem por milhares de quilômetros, não podem ser substituídas facilmente. O que uma vez desaparece através da extinção, não será identicamente reproduzido, nunca, pois as condições que o produziram, não podem ser igualadas. Estas condições mudaram e estão mudando. Embora a Amazônia possa se curar se as práticas humanas que impedem tal cura não continuarem, não trará de volta a diversidade precisa da vida que lá tem estado desde tempos imemoriais. Ela trará ao ser novas formas de vida, cada uma sendo sensibilizada através da intenção Divina do Criador, mas não trará novamente aquilo que se tornou parte de seu passado histórico.
A Terra lamenta esta perda. Ela se angustia pela perda de uma parte sua que nunca irá retornar. E enquanto as espécies que são vulneráveis mudam de um status “em perigo” para um status “em extinção”, ela lamenta pela sua parte querida que está sendo deixada para trás.
Ouçam os gritos da Terra em luto. Sintam a perda dentro do seu próprio coração, pois é a indiferença humana em relação à vida sagrada da própria floresta que é a causa desta perda.
Hoje, sabe-se que as palmeiras que são encontradas na Amazônia estão começando a produzir sementes cada vez menores, sementes que têm menos probabilidade de reprodução. Esta adaptação evolutiva, alguns dizem, é causada pela perda do habitat dos animais que levavam as sementes das palmeiras de um local a outro, permitindo que novas árvores crescessem em novos locais. Estes animais de grande porte, tendo perdido o seu habitat devido ao aquecimento da temperatura e do desmatamento, não podem mais carregar as sementes das palmeiras para o plantio. E assim é suposto que as palmeiras começaram a produzir sementes menores, de modo que animais menores que fazem ainda parte do seu ecossistema local, pudessem levá-los para longe em suas viagens e depositá-las em solo fértil. No entanto, as pequenas sementes não são tão viáveis quanto as maiores, e assim as palmeiras podem também começar a diminuir em número, e elas, também, podem se tornar uma espécie em extinção.
A Terra lamenta pelas suas palmeiras e pelos animais que perderam os seus lares, por causa das práticas, indiferentes à floresta antiga. Ela pede a todos que ouçam os seus lamentos, para que saibam que não há nenhuma ação em relação à Terra, que não importe. Todas as ações, ou contribuem para a sua saúde maior, ou a afastam dela. Não há tal coisa como separação.
A Terra sabe, como todos vocês que estão na forma humana ainda não sabem, que há somente um corpo e que todos fazem parte dele. Cada membro deste corpo tem um efeito no todo, conscientemente ou não. A perna pode não saber que é parte de todo um organismo humano, mas é afetada pelo sangue e pelo oxigênio que flui através dela, através do coração e dos pulmões, e pelos rins que expelem os resíduos, da forma a que se destinam. A perna pode também afetar o funcionamento global de todo o corpo humano quando está inflamada, infectada, inchada ou portadora de uma doença de algum tipo. Todas as condições que acontecem à parte, acontecem ao todo, e assim é com o corpo da Terra também.
A deterioração e a profanação da Floresta Amazônica é uma grande perda, e para as palmeiras que já estão se produzindo em menor número, com menos sementes viáveis, isto já começou de uma forma significativa.
Ouçamos os gritos da Terra. Vamos responder a eles a partir dos recessos de nossos corações que afastam a indiferença, mas que permanecem em relacionamento com a vida do mundo, em todos os momentos. Sejamos conscientes da habitação que compartilhamos – a dádiva Divina que nos foi tão graciosamente oferecida como um lar e que somos convidados a tratar com reverência e respeito.

Pois, não há desvio a partir deste pedido. Devemos renunciar a nossa sensação de isolamento, a fim de respondermos ao apelo da Terra pela unidade, pois é o seu tempo, é a sua vida e somos todos parte disto, escolhamos estar em plena consciência disto ou não.

Que a sagrada Terra seja abençoada e que todos os se
res venham a ter conhecimento de sua unidade no corpo que a todos contém.

Direitos Autorais:
Fonte: http://lightomega.org/ 
Traduzido por: Regina Drumond Chichorro – reginamadrumond@yahoo.com.br 
Luz de Gaia
 Tema postado no Portal Arco Íris: http://portalarcoiris.ning.com

O TEMPO DE DEUS


Mais uma vez, nos rendemos a  Pai  João de Aruanda no livro Sabedoria de Preto velho, quando nos fala do tempo de Deus, numa linguagem simples, mas poética e recheada de infinita sabedoria, pretendendo chegar aos intelectuais e humildes falando diretamente a alma, pois podemos ser ricos e informados ou pobres e desinformados, as dores da alma, são as mesmas, quando elas existem e variam somente se as sofremos num barraco ou num palácio, de uma forma ou de outra, mas elas são da alma, este lugar que desvestido da carne, somos todos iguais, em essência e estamos todos em evolução. 
Aqui neste texto, também  entendo que Pai João nos propõe um trabalho de autoconhecimento, pois na verdade, mascarar o que somos, não adianta nada, ao contrário, só atrasa a caminhada e por isto devemos nos dar tempo para olhar o caminho. Deus não tem pressa na nossa evolução, nós é que demos nos esforçar, mas sem desespero,  porque certos defeitos nossos nos incomodam muito e é aí que devemos nos impulsionar a procurar trabalhar cada um deles, mas sem nos punir ou nos exigir ou nos desqualificar por aquilo que ainda não conseguimos fazer, porque , na verdade, a ninguém a mais do que a nós mesmos, os nossos defeitos prejudicam. Podemos até prejudicar os outros também, mas o maior retorno  e as  maiores consequências ,numa hora ou em outra será sentida com maior  intensidade por nós. 
Suzana Campista

" Deus não tem pressa! Mesmo que os filhos , que se consideram rebeldes, não atenda, de imediato ao chamado da eternidade , Deus sabe esperar.
Ainda que a nossa fé ameace se apagar, como uma chama que se esvai, deus espera que nos reacendamos com a força oculta do amor.
Quando nossos dias parecem tumultuados e nossas emoções nos fazem sensíveis, Deus sabe esperar.
Na verdade, Deus, que é Pai, não espera pessoas capacitadas para servi-lo na tarefa do bem. sabendo Ele da nossa rebeldia e demora nas decisões, nos utiliza como somos e aos poucos capacita cada um, à medida que surgem as necessidades.
Os bons espíritos nas desejam medianeiros santos ou indivíduos santificados, sem dificuldades e problemas. Trabalham com aqueles que se disponham a ir em frente, a evangelizar com seus exemplos, duramente conquistados e alicerçados em experiências concretas e dignificantes. Em geral, os santinhos, os bonzinhos já foram canonizados pela multidão ávida de ídolos e de ilusões.
Nosso Senhor nos disse que não veio para os santos, mas para os pecadores. Não veio para os salvos, mas para as ovelhas perdidas. Pense nisso e não fique por aí cobrando de você mesmo aquilo que ainda não está preparado para dar. Deus, não tem pressa; você é que é exigente. E tanta exigência, assim - diz pai velho - é resultado de imaturidade e de sentimento de culpa.
Deus deu como meta a perfeição, mas estabeleceu como prazo a eternidade e, como companheira dessa caminhada, a paciência, pois Ele sabe que estamos muito distantes do ideal e ainda não atingimos a angelitude.
Deus os quer como humanos e não como anjos.É preciso, antes humanizar-se para antes aperfeiçoar-se. 
Os anjos voam longe e o Pai precisa de você aqui, com os pés firmes no mundo para auxiliá-lo no processo de aprimoramento da humanidade. Seja humano, mesmo com aquelas características que você identifica como defeitos. Não desista, permaneça ligado à fonte do infinito bem e, aos poucos, à medida que sua consciência desabrochar, expandir seus horizontes, você se livrará da carga de culpa e das punições. Trabalhe , ame e prossiga como você está, esforçando-se para melhorar.
Porem, sem essa de ficar lamentando o tempo perdido. Quanto mais você se lamenta, mas deixa de caminhar. Não perca seu tempo, com culpas ou desculpas.
Errou, continue caminhando. Caiu? Levante-se e prossiga. Não precisa justificar nada, pois enquanto justifica já perdeu maior tempo. Prossiga na certeza de que Deus e os bons espíritos não têm pressa em sua perfeição. O Pai sabe investir no tempo e espera apenas que você dê uma chance  a si mesmo e a Ele para elaborar aquilo que, em meio a toda pressa, você esqueceu:  Sua humanidade. Não deixe de ser humano. Seja você mesmo.
Deus ainda não desistiu de investir em você. Porque continuar teimando em manter esse estado infeliz em seus pensamentos e em seu coração?
A hora é de ir avante, continuar trabalhando por dias melhores.Trabalhar, perseverar e não desanimar, ainda que ás vezes você ache que não está bom. Está sempre tudo muito bom.
É preciso que você aprenda a ver o lado bonito de tudo, em todas as situações. deus confia em você.Depende de você a confiança de Deus. Tenha certeza de que Ele, o Pai, estará com você na medida exata em que você estiver com Ele".

sábado, 1 de junho de 2013

UMA DISCURSÃO SOBRE O INFERNO

UMA DISCURSÃO SOBRE O INFERNO
Por: Lázaro Costa



Amigos,
Sei que parece um assunto muito esquisito e que não deveria merecer qualquer destaque, mas, é interessante que nos aventuremos por este tema tão controverso.
Este post visa trazer aos amigos um debate mais sério e despido de quaisquer misticismos ou medos sobre este lugar que nós não desejamos ir. Não desejo esgotar o assunto, e sim instigar o debate.
Vamos começar da suposição que existe um único Deus. Sim, vamos partir da premissa que nada no universo é aleatório, ou seja, nada foi criado ao acaso. Se isso é verdade, algo ordena tudo e esse algo é um ser supremo que chamamos de Deus.
Ademais, é possível cogitar que deve haver só um. Isso parece racional, afinal, se mais de um houvesse seria muito difícil manter a ordem no todo, já que forçosamente deveria haver alguma espécie de hierarquia entre eles, e assim, haveria um Deus e vários deuses menores. Mesmo nesse contexto, ainda sim haveria um único Deus, já que os demais seriam subalternos ao deus-mor.
Avaliando a ideia de único Deus, outras questões devem ser levantadas...
Este Deus não pode ser criado, ou seja, não deve haver um criador de Deus. Se isso é verdade, então seu criador é o verdadeiro Deus, e toda a questão perde o sentido. Por esse prisma, Deus sempre existiu.
Neste ponto, você deve perceber que o Deus único é o Ser Supremo de tudo. Assim, ele deve ser perfeito sob todos os aspectos. Ora, se ele é perfeito não pode ter nenhum tipo de defeito. Não comete erros, é perfeitamente sábio. Se você concorda com essa suposição, então tudo está em perfeita harmonia, e nada está fora do controle de Deus.
Muito bem, vamos olhar para nosso mundo. Não se pode olhar para a natureza e acreditar que tudo isso seja mera obra de acaso. Nada surge do nada. Então, porque existe uma aparente desordem? Porque parece que tudo só piora e uma crescente desorganização parece imperar?
De fato, as coisas parecem desordenadas e incompletas se você apenas uma parte do sistema. Deus é perfeitamente sábio, dessa forma nada foge ao Seu controle. Se você percebe aparente desordem é porque estais olhando uma pequenina parte do todo. Um exemplo disso é o derretimento do gelo.
Quando vemos o gelo derreter, percebemos que o mesmo “some” e a água “surge”. De fato isso acontece, mas, o gelo e a água são a mesma substância. Ele apenas está ganhando energia do ar a sua volta que o faz modificar sua estrutura. Parece uma desordem? Você consegue entender os efeitos da perda de energia do ar ao redor do gelo para todo o sistema atmosférico do planeta? Não? Então, como pode qualificar isso como uma desordem? Se não percebemos o todo, a ordem ou desordem são apenas conceitos locais.
Agora, deves estar pensando o que isso tem haver com o inferno. Bem, o inferno é pior lugar para o ser humano comum. Puro sofrimento e dor para toda a eternidade. Mas, há algo estranho nessa eternidade.
Vejamos, se o inferno é eterno, existe um consentimento de Deus. Afinal, Ele tudo sabe e todas as coisas têm de ser vontade Dele. Mas, como pode um Ser perfeito permitir que suas criações sofram eternamente? Se assim for, é forçoso supor que esse Deus não é infinitamente bondoso. Isso denotaria uma falha na perfeição deste Ser, assim, não estaríamos falando de Deus. Por isso, acreditar que o inferno é eterno não é coerente.
E o diabo? Supremo senhor do inferno eterno. É dito que ele foi um anjo caído. Isso pode realmente ser verdade, mas, se ele se tornou mal, significa dizer que não era mal. Ou seja, Deus não o criou para atormentar as almas humanas. Ele ficou assim porque quis. Isso se chama livre arbítrio, algo que todos nós temos.
Então se o diabo, assim como todos nós, tem o livre arbítrio, isso significa que ele não necessariamente será eternamente mal. Ou seja, o mesmo pode em algum instante se render ao caminho do bem. Assim como aquele, os humanos podem se arrepender de forma verdadeira e desejar se redimir de suas faltas.
É desta maneira que o inferno pode se esvaziar! Como pode um Deus de infinita bondade e amor trancar para sempre almas e o próprio diabo em um local de puro sofrimento e dor, mesmo que eles em algum momento possam ser se arrepender de forma sincera? Isso denota algum tipo de maldade por parte desse Deus, o que contraria a ideia de perfeição.
Neste ponto, é preciso entender que o diabo não pode ser verdadeiramente oposto a Deus, já que o mesmo forçosamente foi criado por Ele. Isso significa que seu poder não se compara, mesmo que palidamente a Deus. Se tal afirmação é verdadeira, Deus permite que nos humanos faltosos marchemos para o inferno assim que morremos. Não há uma briga entre o diabo e Deus, Ele apenas consente que seja assim. Parece maldade? Não é. Mas uma vez, o livre arbítrio é a resposta.
Se Deus não nos permitisse o livre arbítrio, não haveria motivos para sermos criado com inteligência. Sem esse “presente” seriamos marionetes e apenas existiríamos. Isso sim seria uma extrema maldade. Quando fazemos algo errado Deus castiga? Não. O livre arbítrio nos foi dado. Fazemos o que queremos. Mas existe uma coisa chamada ORDEM.
Suas ações repercutem no todo, e essa repercussão gera uma resposta que te afeta. É a reação aos seus atos. Isso foi um castigo? Não. Se suas ações geram reações negativas para você, isso é apenas a ações das leis universais. Adianta chorar ou implorar? Não. O que adianta é refletir e não cair mais no mesmo erro.
Esta questão endossa que não devemos ficar eternamente no inferno. Afinal, se você reflete verdadeiramente sobre seus atos e se arrepende, forçosamente sua ação deverá gerar uma reação no todo e você deverá sair do inferno, já que você não se afina mais com um lugar de sofrimento e dor. Mas e aí? Você vai para o céu?
Você pode ver Deus só porque se arrependeu? Simples assim? Não faz qualquer sentido. Pensemos em uma pessoa que fez o máximo em vida para seguir a retidão de seus atos. Se esforçou para dar o melhor possível a todos de sua comunidade, um exemplo de boa alma. Este vai para o “céu”? Sua resposta deve ter sido sim. Muito bem, agora imagine o pior assassino e estuprador. Este vai para o inferno? Sua resposta deve ter sido sim mais uma vez. Ele fica por lá algum tempo e depois de tanto sofrer se arrepende verdadeiramente. Você acha justo Deus coloca-lo ao lado daquela boa alma citada acima? Resposta deve ser não. Por quê? Ele se arrependeu, mas, não exerceu os atos que qualificaram o bom homem a tomar seu lugar no “céu”.
E agora? Parece que está faltando algo nessa história. De fato sim. Como o assassino pode exercer seus atos de retidão e assim se igualar em merecimento ao bom homem? Ele não pode virar anjo, afinal isso seria um erro muito grave por parte de Deus, e Deus nunca comete erros. Ele terá que voltar e tentar seguir o caminho certo, ou seja, tentará seguir a ORDEM do todo. Mas pessoas não renascem! Então ele deve reencarnar com outra identidade.
Não se apegue a qualquer preceito religioso neste ponto. Agora que fica interessante. Se você tem a oportunidade de voltar e tentar, terás o verdadeiro merecimento, e não serás impedido de exercer seu livre arbítrio. Dessa forma, você deverá ter quantas chances for necessária para atingir a meta de estar harmonizado com a ordem do todo. Assim será até não precisares mais tentar. Neste ponto, serás completo. Todavia, enquanto suas ações gerarem reações negativas a volta para o inferno será necessária.
Parece claro que tais idas e vindas terão características diferentes. Uma pessoa que vai para o inferno por cometer genocídio não deve sofrer as mesmas penas que uma pessoal que causa problemas de qualquer natureza inconscientemente (sem querer). Dessa forma, quanto mais se compreende a ordem de tudo, menos se sofre. Quando todos alcançarem esse objetivo, não será mais necessário o inferno.
Assim sendo, a presença de um inferno é uma condição transitória e, só existe por ações negativas primeiramente do diabo, que inaugurou o inferno, e vai ficar por lá até conseguir o mérito de sair; e por nossas ações que nos levaram a este lugar até não mais precisarmos.
Muitos dirão: “Satanás é o rei do inferno! Nunca sairá de lá! Aquele é o seu domínio!”. Isso é verdadeiro? Caso sim, deixe-o lá. O diabo nos atenta, pois ele é (no momento) contra Deus. Esse sentimento faz com que ele deseje roubar, destruir e acabar com toda a criação divina. Por isso, o mesmo é o símbolo do mal. Talvez não do mal, e sim da ignorância. Não existe o puro e eterno mal. Se isso existisse, forçosamente Deus teria consentido, e isso denotaria uma falta de bondade infinita Nele.
Se vamos ao encontro dos domínios satânicos é por culpa única e exclusiva de nossos atos. Aqueles que abrem os olhos a isso não mais deverão ficar nessa roda de reencarnação-inferno- reencarnação. No momento em que ninguém mais aparecer por lá, quem sabe o diabo olhe para nós e perceba que não vale a pena permanecer no inferno. Nesse momento ele começará sua verdadeira marcha, aprendendo conosco a perceber a ORDEM do todo.