quarta-feira, 24 de julho de 2013

JUNTOS NA LUTA CONTRA MAUS TRATOS E PELA VIDA DOS ANIMAIS!




DEIXE A GLÓRIA PARA OS OUTROS







Algo mágico acontece ao espírito humano, uma sensação de calma nos invade, quando não mais pecisamos de toda a aternção voltada para nós e conseguimos deixar a glória para os outros.
Nossa necessidade de excessiva atenção provém do nosso egocentrismo que nos diz: " Olha para mim.Sou especial. Minha história é mais interessante que a sua". É essa voz interior que talvez não saia e diga isso, às claras, mas quer que acreditemos que " minhas realizações são ligeiramente mais importantes que as suas". O ego é aquela parte de nós que quer ser vista, ouvida e respeitada, considerada especial, frequentemente à custa de alguém. É aquela parte de nós que interrompe a história que alguém está contando, ou impacientemente espera sua vez de falar para que a conversa e a atenção voltem a girar em torno de nós. Em graus diferentes, quase todos temos este hábito, o que não engrandece em nada. Quando você mergullha e recupera a conversa para os seus domínios, diminui sutilmente a alegria que se tem ao partilhar, e ao fazê-lo, aumenta a distãncia entre você e os outros. Todo mundo perde. 
Da próxima vez que alguém  lhe contar uma história ou dividir uma realização com você, perceba sua tendência de contar algo a seu próprio  respeito, como resposta.
Embora seja um hábito difícil de romper, não só é altamente satisfatório, mas apaziguador, quando nos sentimos capazes de ter a calma confiança de abdicar da necessidade de atenção e, para variar, aproveitar a alegria que existe na glória do outro. Em vez de correr para dizer"Eu também fiz isso" ou "adivinhe o que fiz hoje", morda sua lingua e observe o que acontece. Diga apenas " Que maravilha" ou  "Conte mais", e nada além. A pessoa com quem você está falando terá muito prazer e, porque você está muito mais "presente" porque está ouvindo com tanta atenção, ele ou ela não sentirá competindo com você. O resultado será que esta pessoa se sentirá  mais relaxado porque não estará permanentemente na ponta da cadeia, aguardando sua vez.
É claro que existem ocasiões em que é absolutamente apropriado trocar, e dividir a glória e a atenção, ao invés de doá-lo ao outro. O que estou tratando aqui, é da necessiade compulsiva de arrancá-la dos outros. Ironicamente quando você abre mão da compulsão de glória, a atenção que costumava extrair as pessoas é substituída por uma confiança interior que deriva da permissão dada aos outros para aproveitá-la plenamente.

Richard carlson / Não faça tempestade em copo d"água...

quinta-feira, 18 de julho de 2013

FAÇA ALGUMA COISA LEGAL POR ALGUÉM-E NÃO CONTE PARA NINGUÉM.



Embora muitos de nós, façamos frequentemente coisas boas por outros, quase sempre mencionamos nossos atos de "bondade", secretamente ansiando por aprovação.

Quando dividimos nossas atitudes legais e nossa generosidade com alguém mais, isso nos faz sentir pessoas especiais, nos faz lembrar de como somos bons e como, portanto, merecemos generosidade igual.

Embora todos os atos simpáticos sejam intrinsicamente maravilhosos, há algo de ainda mais mágico quando se faz alguma coisa realmente generosa e não se menciona o ato para ninguém,  nunca. Você sempre se sente bem quando faz uma doação de si para os outros. Em vez de diluir os sentimentos positivos, contando o fato para outros, ao mantê-lo para si, você retém todos os sentimentos positivos.

É realmente verdade que se deve doar, pelo simples prazer da doação, não pensando em receber nada em troca. É isso precisamente, o que voce faz quando não menciona sua generosidade para os outros. Sua recompensa, então passa a ser os sentimentos calorosos que emanam do ato de dar. A próxima vez que você fizer algo realmente bom para alguém, guarde isso para você e se rejubile na graça abundante da doação.

Richard Carlson/Não faça tempestade em copo d'água.

O COMEÇO É DIFÍCIL








Os primeiros passos no caminho da sabedoria são os mais estafantes, porque nossas almas  fracas e teimosas detestam o esforço ( sem garantia completa de recompensa) e o desconhecido. À medida que você  progride, sua decisão se fortalece e o aprimoramento pessoal torna-se progressivamente mais fácil. Aos poucos, na realidade, passa a ser até difícil deixar de ser de fazer o que é melhor para você.

O compromisso firme e, ao mesmo tempo, paciente de remover as crenças nocivas de  nossas almas confere-nos pouco a pouco a habilidade de ver com mais clareza através de nossos frágeis temores, de nossas desorientação nas questões amorosas e de nossa falta de autocontrole. Paramos de nos esforçar para impressionar os outros. Um belo dia percebemos com satisfação que não estamos mais representando para platéia alguma.

A Arte de Viver/Sharon Lebell

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O HOMEM DIANTE DE SI MESMO E DO OUTRO





Que outro é este que eu vejo diante de mim e que tanto admiro ou insulto? Será um outro real ou um outro que em mim mesmo rejeito? Serão minhas as qualidades e defeitos  que aparecem neste rosto que está na minha frente? Que garantia posso ter de que ele não está sendo o cabide em que penduro minhas tantas fantasias?
Embora saiba que nem tudo  é projeção na relação  com ele, serei sempre vítima de minhas sombras e de meus fantasmas. O mesmo vale para ele. Pensa que pode me ver como realmente sou, cometendo assim engano igual. Entre nós sempre existirá o que,  de nosso, pensamos ser o outro.
A projeção é um dos mecanismos de defesa mais comuns para evitar reconhecer as diferenças e aceitar aquilo que desconhecemos. Confundimos o mundo interno com o externo, alienando e atribuindo ao outro uma parte da personalidade que temos dificuldade em aceitar como nossa. A partir das ordens que recebemos na infância, já começamos a negar em nós, aquilo que nosso pais não permitiam que sentíssemos ou fizêssemos. Só podíamos sentir, pensar ou agir dentro das normas e das regras socialmente corretas.  Quando tínhamos raiva, por exemplo: Uma criança educada não pode ter este sentimento. Não havia permissão para reconhecer esta emoção como nossa. A saída era projetá-la  sempre nos outros.
Assim , a maioria das pessoas tende a culpar terceiros, se eximindo sempre de sentimentos  agressivos e percebendo a si mesmas como vítimas, só podendo sentir emoções convenientes.
Em nossa cultura, projeta-se também, com muita intensidade, tudo o que envolve a sexualidade. Mulheres que vestem trajes sumários, por exemplo, muitas vezes se irritam quando homens olham e fazem piadas; não reconhecem como o seu desejo - escamoteado na consciência, mas presentes no inconsciente - representado pelo corpo.
Quem muito projeta não pode se responsabilizar por si mesmo e nem ter autonomia, pois se coloca sempre no outro e não consegue se desvencilhar das situações que esse outro lhe causa.
Ora, nossa capacidade de nos tornar responsáveis por nossas vidas e nossas escolhas tem íntima relação com nossa saúde. É dessa responsabilidade que emerge o "eu" de cada um de nós; dessa consciência, passamos a existir, não como um prolongamento dos pais ou de outros indivíduos, mas como pessoas capazes de sentir,pensar e agir, mantendo a coerência entre esses  tres processos.
Através da projeção, jogamos no que está fora o que temos de "ruim", responsabilizando o outro por nosso mal-estar e nossa infelicidade. Passamos, então a navegar num barco sem rumo, construindo um destino que fastalmente nos tornará infelizes e incapazes, já que estamos amputados de partes nossas, extremamente importantes para o nosso desenvolvimento.
Talvez seja impossível evitar completamente as projeções. Mas, é preciso que tenhamos capacidade de reconhecer claramente  que as diferenças é que realmente possibilitam o encontro com o outro. Na projeção, o que acontece é uma confrontação de mim comigo mesmo, ou seja, como uma parte de mim que não reconheço como minha e, por isso, coloco no outro.
Elizabeth do Valle /Tempo de Viver




quarta-feira, 10 de julho de 2013

NÃO SÃO OS ACONTECIMENTOS QUE NOS FEREM, MAS A VISÃO QUE TEMOS DELES.

           

           
            As coisas em si não nos ferem ou nos criam obstáculos. nem as outras pessoas. A questão está na forma como as encaramos. São nossas atitudes e reações que nos criam problemas.
           Sendo assim, até a morte deixa de ser tão importante. É a nossa noção de morte, a idéia que fazemos dela que é terrível, que nos aterroriza. Existem muitas maneiras de pensar na morte. Examine suas noções a respeito da morte-e também sobre tudo o mais. Essas noções são de fato verdadeiras? Fazem algum bem a você? Não tema a morte ou a dor, tema o medo da morte ou da dor.
           Não podemos escolher as circunstãncias externas de nossa vida, mas sempre podemos escolher a maneira como reagimos a elas.

A ARTE DE VIVER
Sharon Lebell

segunda-feira, 1 de julho de 2013

DISTINÇÃO ENTRE O QUE PODEMOS E O QUE NÃO PODEMOS CONTROLAR






A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle e outras não estão. Só depois de aceitar esta regra fundamental e aprender a distinguir entre o que podemos e não podemos controlar é que a tranquilidade interior e a eficácia exterior tornam-se possíveis.
Sobre nosso controle estão as nossas opiniões,apirações , desejos e as coisas que nos causam repulsa ou nos desagradam. Essas áreas são justificadamente da nossa conta porque estão sujeitas à nossa influência direta.Temos sempre a possibilidade de escolha quando se trata do conteúdo e da natureza da nossa vida interior.
Fora de nosso controle, entretanto, estão coisas como o tipo de corpo com o qual nascemos, se nascemos ricos ou tiramos a sorte grande e enriquecemos derepente, a maneira como somos vistos pelos outros ou qual é a nossa posição na sociedade. Também as coisas que outras pessoas fazem e acham certas. Por mais que discordemos, também não controlamos os sentimentos alheios ou  a forma do outro de ver e sentir a vida.  Devemos lembrar que estas coisas são externas ou são de outras pessoas,  portanto, não dependem  de nós. Tentar controlar ou mudar o que não podemos só resulta em aflição e angústia.
Lembre-se: As coisas sob nosso poder estão naturalmente  à nossa disposição, livres de qualquer restrição ou impedimento. As que não estão, porém, são frágeis, sujeitas a dependência ou determinadas pelos caprichos ou ação dos outros. Lembre-se também do seguinte: Se voce achar que tem domínio total sobre coisas que estão naturalmente fora de seu controle, ou se tentar assumir as questões de outros como se fossem suas, sua busca será distorcida e voce se tornará uma pessoa frustrada, ansiosa e com tendência a criticar os outros.
Você escolhe a maneira que quer viver e como quer viver , em qual grupo social, qual profissão ,  ou seu parceiro(a) de vida, mas jamais poderá mudar ou fazer com que seu grupo ou parceiro vejam as coisas por seu ponto de vista.
Entenda que  toda escolha tem suas consequências. Se você escolhe viver num país, com uma cultura , você escolheu seguir aquela cultura por algum motivo e por mais que não concorde com tudo, alguma coisa lhe traz benefício ou prazer.  
Não há ninguém, absolutamente ninguém  que quando não mais suporta uma situação,quando esta se torna insustentável, não tenha uma saída ou uma solução para sair daquela zona de conflito, inclusive  suportando as consequências, como mais uma parte de sua escolha.
Por isto, pense na sua situação atual , se esta é  ou tem  alguma coisa que lhe esteja fazendo sofrer ou lhe desagradando, procure a começar a  pensar , a projetar   como sair dela, resolvê-la ou amenizá-la ou então assuma, como uma pessoa adulta e madura que é sua escolha viver isto ou desta maneira ou neste grupo ou com esta  ou aquela pessoa ou ainda que esta ou aquela situação é consequencia de suas escolhas passadas e em algum momento esta escolha foi boa para você. Algum ganho, podemos dizer que você teve ou ainda, apesar de tudo,  está tendo nesta ou com esta situação. 
Lembre-se que a vida é uma escola e aqui estamos para aprender  principalmente a fazer nossas escolhas, mas antes disto, sermos responsáveis por ela. Não existem vítimas, pois que se assim fosse, também você não poderia acreditar em Deus. A vida é ação e reação. A cada ação , ou a cada escolha, corresponde uma reação, um retorno imediato ou futuro. O que você deve fazer é ser mais responsável pela sua própria vida, não só independente financeiramente, mas acima de tudo, independente emocional. Muitas pessoas se acham donas de si, mas são dependentes emocionais. No fundo não se bancam viver sozinhas ou guiadas por seus próprios conceitos.
Pense Nisto.
Suzana Campista
texto construído a partir  de estudo do Livro A arte de Viver  de Sharon Lebell.

FAÇA AS PAZES COM A IMPERFEIÇÃO






Ainda estou por encontrar o perfeccionista absoluto cuja vida seja plena de paz interior. A busca da perfeição e o desejo da tranquilidade interior são conflitantes.Semre que estamos ligados à realização de alguma coisa de uma determinada maneira, melhor do que a temos no presente, estamos por definição enganjados numa batalha perdida. Em  vez de estarmos felizes e gratos pelo que já alcançamos, nos fixamos no que esta coisa tem de errado e em nosso desejo de reparar este erro. Quando atingimos o ponto zero do erro, ficamos insatisfeitos e descontentes. 
Quer tenha relação conosco - um armário desorganizado, um arranhão no carro, uma tarefa malfeita, uns quilos a mais que deveríamos perder-ou com as imperfeições dos outros, a aparência de alguém, o modo como se comporta, como vive sua vida-a própria ênfase na imperfeição impede que atinjamos nosso objetivo de simpatia ou gentileza.Essa estratégia não quer dizer que devamos parar de fazer o melhor que podemos, e sim que não devemos nos concentrar excessivamente no lado errado da vida. A estratégia apenas nos ensina que, embora haja sempre uma maneira melhor de se fazer alguma coisa, isso não deve nos impedir de apreciar a manera como as coisas são , no momento.
A solução é se por de sobreaviso em relação ao hábito de insistir para que as coisas sejam diferentes do que são. Tente se lembrar. Na ausência do seu julgamento perfeccionista, tudo parecerá bem. À medida que você eliminar sua obsessão pela perfeição em todas as áreas de sua vida, você começará a descobrir a perfeição na própria vida.


Fonte: Não faça tempestade em copo  d"água... /Richard Carlson

AMOR AUTOCONSCIENTIZADO


Você tem o direito de lutar por autoconscientização em todas as áreas de sua vida. Numa relação de amor autoconscientizada, seu sentimento não pode ser reduzido por nada que a outra pessoa diga ou faça, porque você não permitirá que a negatividade se manifeste. Em vez disto, a negatividade flui através de você sem afetá-lo na medida em que percebe que o comportamento de outras pessoas não o influencia e só o que você pensa sobre o comportamento delas é o que abala.

Todas as vezes em que ficou aborrecido ou emocionalmente perturbado, isso aconteceu porque voce tinha expectativas de aprovação ou controle. Mas seu amor autoconscientizado não é dependente do fato de você ser amado. Você dá voluntariamente sem nenhuma expectativa de retorno, e permite liberdade total  da parte de seu companheiro(a), não esperando mais do que a pessoa  amada pode lhe dar. Você ama o que o outro é, nunca esperando que ele (a) mude, e encontra alegria na felicidade da outra pessoa, elevando-se  acima do medo e além dos problemas emicionais.

A maioria de nós ainda está lutando por autoconscientização, mas é um objetivo que está ao alcance de todos nós. Reflita sobre como uma relação de amor autoconscientizada poderá libertá-lo de muitos sofrimentos.

Oráculo Interior/Dick Sutphen