sexta-feira, 29 de novembro de 2013

NÃO TE PERTURBE





Nada te perturbe, 
Nada te espante, 
Tudo passa, 
Deus não muda. 
A paciência, 
Tudo consegue. 
Quem a Deus tem, 
Nada lhe falta, 
Só Deus é suficiente.

Eleva o Pensamento ao céu sobe
Por nada te angustie Nada te perturbe
A Jesus Cristo segue de coração entregue
E venha o que vier Nada te Espante

Vês a gloria do mundo?  E gloria vã
Nada tem de estável Tudo passa
Aspira as coisas celestes que sempre duram
Fiel e rico em promessas Deus não muda

Ama-O Como merece Bondade imensa
Mas não há verdadeiro amor sem a paciência
Confiança e fé viva mantenha a alma,
Que quem crê e espera Tudo alcança

Do Inferno acossado Muito embora se veja
Burlara os seus furores Quem a Deus Tem
Advenham-lhe desamparos, Cruzes, desgraças
Sendo Deus o seu tesouro Nada lhe falta


Ide pois bens do mundo Ide, ditas vãs
Ainda que tudo perca, Só Deus Basta.

Santa Teresa de Ávila

RESPOSTA AOS LEITORES DO BLOG.

Na qualidade de psicanalista , terapeuta holística  e espiritualista,  recebo pelo meu e-mail: espacoelp@gmail.com  que disponibilizei para contatos, muitos e-mails de leitores do blog, pedindo conselhos ou apenas pedindo para serem ouvidos e respondo com o maior prazer à maioria desses e-mails na medida do possível.  Porém, esclareço que  somente dou  meu ponto de vista sobre certas questões que me são colocadas ,  sem a pretensão de dar solução aos problemas , primeiro porque isto é impossível, ou seja dar solução às questões de cada um e também  pelo fato da impossibilidade  de acompanhar de perto as pessoas que pedem ajuda , pois as consultas requerem , uma escuta e uma observação de  outros requisitos para fechar um diagnóstico.
Continuarei à disposição de todos quantos queiram continuar enviando e-mails, apenas pedindo um pouco de paciência no que diz respeito ao retorno , ao tempo que esclareço ser um prazer ser útil de alguma forma  , desde que não se  crie  maiores expectativas e nem que este desabafo, este contato venha a substituir, em certos casos,  as consultas presenciais aos profissionais  que estiverem mais perto para ajudá-los.
Também não respondo nada com relação a religião. Sou espiritualista e tenho minhas convicções e acho que cada um está na religião que lhe responde aos anseios, embora concorde e perceba que algumas são desencadeadoras de certos comportamentos desequilibrados. Também com relação a isto , não pretendo impor a ninguém meus pontos de vista, mas respondo na medida que as pessoas me falam de certos comportamentos e dificuldades de relacionamentos e posturas  geradas pela orientação religiosa.
Agradeço imensamente a confiança dos amigos leitores deste blog e expresso a imensa felicidade de receber e-mails de pessoas que fizeram contato, uma só vez ou por determinado tempo e que declaram os resultados positivos alcançados.
Tenho plena consciência de que não fui eu quem operei estas mudanças positivas, mas cada um de vocês, que fizeram a sua parte. Fui apenas um instrumento, uma facilitadora para ajudar a desabrochar o poder latente que se encontrava em gérmem, dentro de cada um.
Suzana Campista


CARTAS A DEUS/TRANSPARÊNCIA





          A vida nos está cuidando e não precisamos nos preocupar com o  passado. Em vez disso,ela nos pede uma qualidade em relação à qual qualquer outra é acessória: ela nos pede o valor da transparência, a ética dos realizados.
            Transparência no pensar, no sentir e no agir. Simplesmente viver, abrindo-nos ao novo e ao que nos contradiz, não rejeitando nenhuma perspectiva, não forçando nem desprezando nada, atuando com integridade, sem recusar as consequências de nossas opções. Ser transparente é sentir sem se enganar, o que machuca ou faz feliz.
          Há pessoas opacas, com um microidentidade que se recusa a ir além, com algo pequeno que guardam zelosamente. Elas precisam de séculos para descobrir que só podem crescer experimentando outras formas de identidade.
         E há pessoas transparentes que não temem provar o desconhecido e aceitar o que levam dentro.Provando ambos, crescem mais rápido. Elas não se fecham em si mesmas. Abertas, absorvem mais e mais percepção. Os transparentes não dividem ou subtraem: se somam a tudo que aprendem.
        Eles têm tanto medo  quanto os outros, a diferença é que não fogem do que vêm. Os transparentes não se escondem, nem têm nada a ocultar. São íntegros. Por isso a vida cuida deles com um desvelo especial. Eles são a crista da onda da evolução. Os transparentes têm esse dom que faz das almas velhas sábias; esse dom que converte em flores o pior dos passados.
     Se você quer superar o seu Karma, saia do mundo dos efeitos para entrar no mundo das causas: seja transparente.
     Essa é a única coisa que importa.

Francisco Boström/Cartas a Deus

NOTA:  Nesta carta , entendo que o autor nos fala  de valores, como os da transparência e da ética como essenciais para promoção do  auto-resgate , como uma correção de cada um com a sua consciência. 
Errar faz parte do aprendizado e está no caminho da evolução e o que seria o karma senão uma necessidade de revisão de nossos valores e correção de postura, antes , de  cada um   consigo mesmo  e depois  com o outro ou com os outros e mais ainda e maior: Com a vida.
O que é o karma realmente senão uma sucessão de escolhas - causas  passadas e também presentes  -  que obedecendo a lei universal, temos como resultado os efeitos. A cada ação corresponde uma reação .  
Vivemos hoje o efeito das causas  de um passado remoto ou de um minuto atráz,  mas podemos trabalhar e transmutar os karmas através da criação de novos movimentos, de novas causas, promovendo ações positivas,  nos preocupando em viver o aqui e agora com ética, transparência e honestidade. 
O passado passou e não temos como mudá-lo. O futuro vai depender do presente e o futuro pode ser o minuto próximo adiante  e  se estender  à  eternidade.
Suzana Campista

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CONSUMINDO-ME








Desejaria não possuir,
Nem ser possuído.

Já não ambiciono mais o paraíso,
Mais importante, não temerei mais o inferno.

A medicina para meu sofrimento
Tinha-a dentro de mim desde el principio,
Mas não a tomava.

Meu sofrimento vinha de meu interior,
Mas não o observava
Até este momento.

Agora vejo que nunca encontrarei a luz
A menos que, como a vela, seja meu próprio combustível,
Consumindo-me a mim mesmo.


Poema de Bruce Lee 

CARTAS A DEUS/SER RELIGIOSO





" Não estabeleço regras, não criei nenhuma religião, não tenho a presunção  de salvar ninguém. Creio que uma disciplina religiosa estrita enfeia a vida de uma pessoa. É uma pena empobrecer-nos se podemos usufruir da abundância. Isso não é mais do que medo de viver tudo o que a vida nos oferece. Regras draconianas fazem apenas com que uma pessoa fique sedada.
Ser uma pessoa religiosa, não quer dizer viver presa a infinitas regras de obediência. A alma é sutil demais para ser moldada de fora para dentro.
Ser religioso é ser uma pessoa transparente. É amar a vida, ser íntegro e respeitá-la. É não enganar a si mesmo. Significa estar completo, sem passado nem futuro, vivendo plenamente o que se apresenta.
Religião é a vida em harmonia com as leis cósmicas e os ritmos naturais, sem renúncias, sem prisões. É autenticidade e transparência.
Tudo o mais são construções artificiais da mente, confabulações estéreis sobre o desconhecido, desculpas para fugir da própria religião.
A religiosidade transcende qualquer regra.Ela é um brilho nos olhos e um bater no coração. É um suspiro amante e um perdão imenso. É olhar o céu e ver um segredo que não se pode compartilhar."
Francisco Boström/Cartas a Deus


Nota: 
Realmente este conceito de religiosidade é libertador ,   saudável e não aprisiona a religiosidade a  templos ou regras  de comportamentos  pré- estabelecidos ,  que algumas pessoas acreditam precisar  para encontrarem ou exercerem  a sua religiosidade. 
Vemos tantas pessoas que buscam na religião um conforto, um algo a mais, uma resposta , um socorro, um caminho para exercitar o sagrado, o divino que  é uma necessidade da alma e, talvez algumas até  consigam esta identificação com alguma religião, mas parte das pessoa que estão neste caminho da busca, apenas vestem a máscara do religioso, justo através destas regras impostas , mas  continuam se sentindo  incompletas e vazias, longe de Deus. 
Precisamos, antes de mais nada , antes de  sermos religiosos para encontrar Deus, do autoconhecimento e do autoreconhecimento  como parte de Deus. Precisamos de valores , virtudes , ética, amor , respeito, antes por nós mesmos para que possamos reconhecê-los nos outros.
Não digo que as religiões não preguem o amor e outras muitas virtudes,  mas poucas são as que nos fazem alcançá-las  verdadeiramente.
Suzana Campista

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CURADOR FERIDO DE ALMAS




O indivíduo é da maior importância, porque é ele que transporta a vida, e seu desenvolvimento e realização são de suprema relevância. 
É vital para cada ser vivo tornar-se sua própria enteléquia e transformar-se naquilo que era desde o início”. 
A individuação é a experiência de uma lei natural, um processo interno de autorregulação pelo qual o homem se torna um ser humano completo, reconhecendo e vivenciando a totalidade de si mesmo. No processo, o ego é finalmente confrontado com algo maior que ele, uma força à qual ele se rende e se serve. O ser humano, portanto se reconhece material e espiritual, consciente e inconsciente. 

“A individuação não significa apenas que o homem se torna verdadeiramente humano e distinto do animal, mas também que se torna parcialmente divino. Na prática, isso significa que ele se torna adulto, responsável por sua existência, sabendo que não apenas o homem depende de Deus, mas Deus também depende do homem”.


Jung esforçou-se para mostrar que a ‘totalidade’ que falava significava ‘completude’, e não ‘perfeição’. Ele via a perfeição como um conceito masculino, e a completude como um conceito feminino. 

“Tornar-se íntegro ou completo é uma tarefa tão formidável que o indivíduo não ousa estabelecer objetivos mais distintos, como a perfeição. Assim como o médico não imagina nem espera fazer de seu paciente um atleta, também o médico da psique não se imagina capaz de produzir santos. Ele já se sente imensamente feliz quando consegue fazer de si mesmo, assim como dos demais, um indivíduo bastante equilibrado ou mais ou menos são, não importa quão distante ele esteja do estado de perfeição. Antes de lutar pela perfeição, devemos ser capazes de viver como pessoas comuns sem automutilação. Se, depois de sua humilde completude, alguém descobrir que ainda lhe restou energia suficiente, então pode iniciar uma carreira de santo”.

(Claire Dunne – Carl Jung – Curador Ferido de Almas pág. 84, 85).





DEPRESSÃO/ CARTAS A DEUS



     " Você não é quem se vê no espelho, não é o número que consta em sua carteira de identidade nem o nome que lhe foi imposto. Você não é esse ser que nasceu, ficará velho e morrerá, que muda de humor de acordo com as circunstâncias, que se ofende com pequenas coisas e sofre a erosão das memórias que não integra.
          Isso tudo é apenas uma das muitas ondas que chegam a uma praia, mas você não é essa onda , você é o mar que jogou a onda na praia.
          Oculto além do que você pensa que é , está o centro do universo. Desse segredo do seu ser falam as religiões e trata a filosofia. A consciência que congrega todos os ramos do conhecimento, que vê em unidade passado, presente e futuro, que sabe tudo, esse é o seu verdadeiro Eu.
           É ele quem respira no seu corpo e vê através de seus olhos. Para qualquer pergunta ele é a resposta, é o que verdadeiramente existe por detrás do sonho que você tem de si mesmo.
           Feche os olhos, respire fundo , silencie a mente, relaxe e você sentírá que essa força infinita, que cria e desfaz impérios, está ao seu alcance. Ela e sua alma são feitas da mesma matéria. Agarre-se a ela. Lembre-se constantemente de quem você realmente é."

Francisco Boström - Cartas a Deus

Nota



À parte dos conceitos  médicos e psicológicos ,  porém sem contestá-los  nem questioná-los  , o autor, entre outras coisas,  pelo que entendo,  nos passa aqui a ideia da busca de nos  olharmos além, de nos  reconhecermos  maior do que a  nossa própria dor , porque ela é um momento,  que até pode parecer infinita enquanto dura . Porém, se nos integrarmos  à Força Infinita  que reside em cada um,   nos reconhecermos com um ser cósmico, imerso no Todo Universal , Perfeito , com certeza tudo o que não pertence a este estado de perfeita harmonia e equilíbrio em nós,  se tornará efêmero e passageiro e nos sentiremos confiantes para  afrontar a todas as vicissitudes e toda a dor e estas terão servido como bençãos que trouxe à luz da consciência esta capacidade de nos descobrirmos muito maior do que pensamos que somos. 
Suzana Campista

terça-feira, 26 de novembro de 2013

NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS A ESPADA




“Em vez de carregarmos nossa própria cruz, sobrecarregamos Cristo com nossos conflitos irresolutos. Nós nos colocamos sob a sua cruz., mas não sob a nossa...A cruz de Cristo era só sua, e só ele a carregou. Colocar-se sob a cruz que já foi carregada por outro é certamente mais fácil que levar a própria cruz em meio à zombaria e ao desprezo do mundo. Dessa maneira, nos escondemos na tradição e somos elogiados como devotos. Isso é um farisaísmo bem organizado e extremamente anticristão. A meu ver, aquele que imita Cristo e tem o atrevimento de querer carregar a cruz de Cristo, quando na verdade não consegue carregar a sua, não aprendeu nem o abecedário da mensagem cristã...Podemos...descobrir, entre outras coisas, que cada aspecto da vida de Cristo é um protótipo da individuação e portanto não pode ser imitado: exatamente do mesmo modo, uma pessoa só pode viver a própria vida, com todas as consequências que isso acarreta” (Jung).
 (Dunne – Carl Jung, curador ferido de almas, p.179).


O HOMEM : AS VIAGENS





O homem, bicho da terra tão pequeno
Chateia-se na terra
Lugar de muita miséria e pouca diversão,
Faz um foguete, uma cápsula, um módulo
Toca para a lua
Desce cauteloso na lua
Pisa na lua
Planta bandeirola na lua
Experimenta a lua
Coloniza a lua
Civiliza a lua
Humaniza a lua.

Lua humanizada: tão igual à terra.
O homem chateia-se na lua.
Vamos para marte - ordena a suas máquinas.
Elas obedecem, o homem desce em marte
Pisa em marte
Experimenta
Coloniza
Civiliza
Humaniza marte com engenho e arte.

Marte humanizado, que lugar quadrado.
Vamos a outra parte?
Claro - diz o engenho
Sofisticado e dócil.
Vamos a vênus.
O homem põe o pé em vênus,
Vê o visto - é isto?
Idem
Idem
Idem.

O homem funde a cuca se não for a júpiter
Proclamar justiça junto com injustiça
Repetir a fossa
Repetir o inquieto
Repetitório.

Outros planetas restam para outras colônias.
O espaço todo vira terra-a-terra.
O homem chega ao sol ou dá uma volta
Só para tever?
Não-vê que ele inventa
Roupa insiderável de viver no sol.
Põe o pé e:
Mas que chato é o sol, falso touro
Espanhol domado.

Restam outros sistemas fora
Do solar a col-
Onizar.
Ao acabarem todos
Só resta ao homem
(estará equipado?)
A dificílima dangerosíssima viagem
De si a si mesmo:
Pôr o pé no chão
Do seu coração
Experimentar
Colonizar
Civilizar
Humanizar
O homem
Descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
A perene, insuspeitada alegria
De con-viver.

Carlos Drummond de Andrade 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A FLORESTA

Kalil Gibran



SAUDAÇÃO AO AMANHECER






Concentra-te neste dia que desponta!
Pois ele é a vida, 
A própria vida em seu breve curso. 
Jazem nele todas as verdades e realidades de tua existência: 
A felicidade de crescer, 
A glória de agir, 
O esplendor da beleza; 
Pois o dia de ontem é apenas um sonho 
E o amanhã uma visão, 
Mas o dia de hoje, bem vivido, 
Torna cada dia passado um sonho de felicidade 
E cada amanhã uma visão de esperança. 
Concentra-te, portanto, neste dia! 
Neste dia maravilhoso que desponta.


Do sânscrito, autor desconhecido, ano 300:

domingo, 24 de novembro de 2013

PRÁTICAS ESPIRITUAIS/CARTAS A DEUS.




"Algumas pessoas conhecem a experiência de se encontrar perfeitamente conscientes enquanto estão dormindo em meio a um sonho.
Nestes momentos se abrem infinitas possibilidades. Quem desperta dentro de um sonho se faz diretor do filme que está sonhando. Se um monstro o persegue, basta um pensamento para enterrá-lo debaixo da terra. Basta pensar que tem asas para sair voando. Se quer provar algo, isso instantaneamente se apresenta. É uma experiência de prazer e poder.
Em nosso estado normal de consciência, também estamos dormindo, só que não somos conscientes disso. Não somos livres, não temos muito prazer, nem suficiente poder. Somos marionetes dos estímulos que nos dá o mundo e das forças que nos dominam desde o inconsciente.
Fazer com que uma pessoa tome em mãos a própria vida é o primeiro objetivo das práticas espirituais. Antes de mais nada, é preciso começar a despertar em meio ao sonho.
O segundo objetivo é conseguir o acesso à autêntica realidade. Tentamos o contato com aquele Algo misterioso de que nos falam as tradições místicas e o intuímos no coração.
Queremos descobrir sua natureza e suas leis  para que possamos nos integrar conscientemente a seus processos. Assim ganhamos amplitude.
Por isso as práticas espirituais são o centro do trabalho interior. No autoconhecimento, o estudo é uma bússola, mas as práticas que nos levam até a meta."

Francisco Boström - Cartas a Deus

NOTA:

Sem nenhuma pretensão de interpretar o autor, pois os textos são como quadros e nascem da experiência e da vivência de cada um e de fora,  ao olhar ou ler, como um diamante, o que vemos ou lemos podem ter mil faces, mil interpretações de acordo com o ponto de vista de cada um, daquilo que  entendemos  e acreditamos, resultado de nossas crenças , nossa cultura, nossa história de vida , nosso momento e  nossa maturidade interior. Concordando ou discordando, mas ,  dentre outras coisas, uma máxima fica bem clara neste texto, pelo menos para mim com o que concordo e no que  creio:   A necessidade do despertar .do sono hipnótico a que estamos submetidos 24 horas por dia, dormindo ou despertos.  Por mais que tenhamos teorias,  a respeito de certas questões, dormimos  e acordamos, sem nos sentirmos inteiros e plenos e até , na verdade, provavelmente nem tenhamos consciência disso e vivemos o que por enquanto está nos bastando para na verdade sobreviver,  mas sempre há  no interior da alma uma lacuna, um vazio.  É a falta que sentimos de nós mesmos. Acredito que seja no autoconhecimento e nas práticas espirituais   perseverantes  e determinadas  que nos daremos uma chance  de nos encontrar com  aquele que desconhecemos em nós. 
Quem olha pra fora sonha. quem olha para dentro, desperta.
Suzana Campista

POEMA EM LINHA RETA








Nunca conheci quem tivesse levado porrada.

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. 
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, 
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, 
Indesculpavelmente sujo. 
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência

para tomar banho, 
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo, 
Que tenho enrolado os pés publicamente
nos tapetes das etiquetas, 
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante, 
Que tenho sofrido enxovalhos e calado, 
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda; 
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel, 
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes, 
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras,
pedido emprestado sem pagar, 
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado 
Para fora da possibilidade do soco; 
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas, 
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo. 

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo 
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho, 
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida... 

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana 
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; 
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia! 
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. 
Quem há neste largo mundo que me confesse
que uma vez foi vil? 
Ó principes, meus irmãos, 

Arre, estou farto de semideuses! 
Onde é que há gente no mundo? 

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra? 

Poderão as mulheres não os terem amado, 
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca! 
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído, 
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? 
Eu, que venho sido vil, literalmente vil, 
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza. 


(Fernando Pessoa)

EU SÓ PEÇO A DEUS - PRECE DE GANDHI

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

QUE CAMINHO E ESSE?

Temos nossos conceitos, convicções e pontos de vista que nos dão um norte e que são a nossa filosofia de vida e que nem sempre podemos viver ou expressar plenamente e da maneira que desejamos, por estarmos inseridos numa sociedade artificial que exige padrões de comportamento, que ditam a maneira mais correta de se vestir com elegância, de usar este ou aquele corte de cabelo e que variam também, de acordo com a moda ditada por alguém em determinado momento, que ordenam padrões de beleza para serem seguidos se quisermos ser aceitos. Uma sociedade que não investe na educação, mas exige educação, ou melhor, formação como parâmetro de qualificação e de “direitos”.
Tudo isto já foi dito por muitos, contestado, cantado, falado em verso e prosa, em conversa de botequim e muita coisa já mudou para melhor, mas o que vemos ainda é assustador. Pessoas que perderam completamente sua identidade e pensam que o que pensam é o seu pensamento, resultado de suas escolhas, mas não é.
Vemos atônitos, uma produção em série de pessoas, resultado dessa massificação que procura desesperadamente se enquadrar num contexto para se sentir “normal”, inserido, e aceito pela sociedade e nesta estrada existe muitos atalhos para se chegar à satisfação de estar incluído.
Alguns, menos privilegiados, os socialmente invisíveis sob certo ponto de vista, para se sentirem incluídos e não achando outra maneira de pertencer a “este mundo” atacam, roubam, violentam, se prostituem, e na verdade os privilegiados também atacam e violentam a dignidade humana e também roubam e muito mais a sociedade humana, com a agravante de deflagrarem a miséria social, cultural e material sob a bandeira de estarem combatendo a criminalidade. Este é o pior crime.
Claro que sob a ótica deste contexto ainda teremos muito que aprender com a própria vida, com a dor e o sofrimento, aqui encarado como uma benção, se ele conseguir produzir em nós resultados diferentes, ensinamento diferente deste que estão querendo nos induzir a acreditar ser o melhor e mais correto, mas não nos deixemos enganar.
Neste caminho, onde foi que nos perdemos de nós mesmos? Onde foi que perdemos nossa identidade que nos credencia como seres cósmicos, com direitos e deveres, sim, mas acima de tudo como passageiros desta grande embarcação experimental chamada terra, esta escola de progresso da alma em viajem evolutiva. Que porto é este que descemos e estamos andando em círculos, perdidos? Onde está o caminho de volta?
Para isto, será necessário que cada um de nós exerça o seu direito e o seu dever de buscar o autoconhecimento, de saber realmente quem somos e o que estamos fazendo aqui e entender que a vida vai muito além da vida, não só depois da “morte”, mas aqui, agora e que todos, na verdade independentes de qualquer diferença, somos todos iguais, apenas em momentos diferentes da nossa compreensão, mas somos todos igualmente importantes para a vida. Integramos o Universo e tudo o que fazemos de bom ou de ruim reflete na grande teia cósmica, então se assim é, porque seríamos diferentes, se nossos atos são de igual responsabilidade e influenciam a vida como um todo?
É importante que as pessoas resgatem sua auto-estima e se conheçam porque aí sim entenderão a sua real importância e muitos complexos desaparecerão e cada um ocupará o seu lugar por direito e gradativamente iremos conseguindo, cada qual fazendo a sua parte, harmonizar a nossa e a vida em geral. Precisamos resgatar nossa verdadeira identidade, porque só aí nos olhando sem maquiagem, poderemos ver com clareza em que ponto estamos da nossa evolução e sem culpa avançar em busca da felicidade que tanto procuramos em tudo e em tantas coisas, mas se sequer sabemos quem somos como vamos saber o que procuramos?

Suzana Campista

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

NÃO DEIXE QUE NINGUÉM TE ENVELHEÇA





Baseado em conversas com várias pessoas que atendo , enquanto terapeuta, percebo que muitas delas têm conceitos formados sobre envelhecer ou velhice.
É de consenso e parece que já está impregnado no inconsciente coletivo e aprendemos , desde criança que o tempo passar, significa perder capacidade em vários aspectos.
Para que não se chegue a determinada idade, o único meio é morrer antes, o que na verdade ninguém quer, mas o conflito e o medo de chegar ou viver até certa idade , já está na programação de certas  pessoas e na verdade , na grande maioria das pessoas como uma decadência.
Certo que a vida é cíclica e a gente , nasce, cresce, reproduz ou não e morre ( renasce ou retorna à fonte da vida) e faz parte do processo que o corpo, em cada fase, se manifeste ou responda aos estímulos, porém, é preciso e fundamental que fiquemos atentos a esta programação que aceitamos que determina que após certa  idade, teremos esta e aquelas doenças, agiremos e reagiremos desta ou daquela forma, que não teremos mais condições de viver sozinhos, ficaremos dependentes, teremos este e aquele comportamento padrão da idade.
É certo que o corpo não reagirá mais como na infância ou na juventude e dependendo de como a pessoa viveu, pelo que ela passou, como se alimentou, se fez exercícios ou não e principalmente como ela se tratou,  no que acreditou, como ela se programou, provavelmente venha  ter muitos problemas sim, mas isto não pode ser encarado  e muito menos aceito como determinante.
Vejo jovens e algumas pessoas de meia idade , (entre 35 e 50 anos)  se referindo aos mais velhos de forma a denegrir e incapacitá-los  como se viver mais tempo fosse um castigo divino e  o tempo fizesse as pessoas perderem obrigatoriamente a sua capacidade mental  e de tanto insistirem nisso,acabam convencendo aos idosos que convivem com elas desta inverdade  .
O tempo é  um sábio professor que dá a oportunidade de aprendizado e crescimento e me pergunto porque os índios e os ciganos tem tanto respeito pelos seus "idosos" e dificilmente entre estes se vem pessoas emocionalmente e mentalmente incapazes  e ao contrário disto, são estes tratados como sábios e se tornam conselheiros das tribos e clãs? É apenas uma questão de cultura e de programação.
É uma coisa a se pensar... Vejo que algumas pessoas jovens e algumas de meia idade , na verdade ,que com esta atitude estão apenas se programando para uma "velhice" muito infeliz. Olha no que elas acreditam, ouçam o que elas dizem, como elas tratam os outros  e daí deduzam para o que estão se programando e o que certamente serão num futuro próximo  ou mais  distante.
Não deixem que estas pessoas que acreditam nisso, as convençam de que não são capazes. Não deixe que elas lhes incutam o medo de viver e perder a razão. Não se programe para isso. Doenças podem acontecer em qualquer idade. Ficou doente, vá se cuidar e seja feliz , isto sim até seu último minuto nesta vida. Ser feliz, isto sim é um grande desafio!
Não percam a sua auto-estima por conta destas pessoas que compraram esta ideia e reajam, cuidem da saúde física e mental, dê mais importância a si mesmos, se valorizem. Valorizem a sua sabedoria e as suas potencialidades. Sejam alegres e brinquem, dancem, riam  e não se deixem contaminar por estas pessoas,   no fundo medrosas e inseguras, muitas vezes amargas e frustradas com a vida , que não tem coragem de ser elas mesmas  e quando tentam, muitas vezes, perdem o controle de si.
A felicidade não tem idade. É uma conquista interna, emocional, mental e espiritual.
Suzana Campista

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MENSAGEM DA VIDA





É sempre necessário identificarmos as nossas emoções e tê-las à nível consciente, aceitando as nossas limitações, mas trabalhando sempre para superá-las, sem cobranças e sem culpas.
Muitas vezes  vemos os outros passarem por problemas que julgamos muito fácil resolver  ou ainda achamos que depende tão somente de um pouco ou muita boa vontade daquela pessoa  para superar aquele problema, mas  derepente nos vemos numa situação , em que,  se analisarmos ,em maior ou menor proporção envolve os mesmos sentimentos, seja ele, apego, ciúmes ou qualquer outro sentimento que nos põe fragilizados.
Deveríamos neste momento parar e pensar o que criticamos. Mas provavelmente estaremos  tão envolvidos com a nossa dor que não nos lembraremos da nossa crítica ácida  com relação ao outro, mas se estivermos vigilantes quanto aos nossos pensamentos e atitudes, nos lembraremos sim e deveríamos aproveitar a oportunidade para  tentar  compreender e aprender  com esta mensagem do nosso próprio sofrimento.
É muito importante que nunca critiquemos as coisas que as pessoas dizem que as incomodam,  por mais que saibamos que muitas pessoas  tem maior resistência para trabalhar certas questões pessoais e sofrem por esta incapacidade de enxergar que está em si a solução para os problemas que se apresentam , mesmo que este seja provocado por outra pessoa, por uma mágoa , um abandono ou uma traição.
Achamos sempre que se a pessoa que nos provocou aquela dor, “consertar “ de alguma  forma aquela situação, as coisas vão mudar. Claro que vão sim amenizar e trazer um conforto,  mas com certeza, neste caso, ainda não teremos aprendido a mensagem contida naquele fato, nas suas entrelinhas.  Não entenderemos a lição que a vida quis nos dar com aquela situação quando nos chamou a rever alguns  valores, tais como a capacidade de superação, o perdão, ou o desapego e aí à frente estaremos vulneráveis e novamente expostos a passar por tudo de novo.
É preciso que fiquemos alertas a todos os sinais que a vida nos dá através das situações de dor e de sofrimento, assim também como quando fazemos uma conquista. É sempre bom que prestemos a atenção em que caminho  estamos percorrendo para  esbarrar na dor ou conquistar a felcidade e fiquemos atentos  porque a vida sempre age a nosso favor e sempre , sempre, mesmo nas situações mais difíceis, apenas está querendo nos ensinar alguma coisa e enquanto não prestamos atenção nisto, estaremos fadados a repetir o erro ou  também ao contrário se estivermos atentos ,  mais facilmente identificaremos o caminho ( atitudes, sentimentos e emoções)  para a felicidade que começa  na nossa forma de encarar a vida e aprender gradativamente a crescer  a cada dia, a cada momento em cada situação. Aprender sempre, caminhar para frente, pois tudo passa.
Suzana Campista


TUDO PASSA - (Chico Xavier)



Todas as coisas na Terra passam. 

Os dias de dificuldade passarão... 

Passarão, também, os dias de amargura e solidão. 




As dores e as lágrimas passarão. 

As frustrações que nos fazem chorar... Um dia passarão.




A saudade do ser querido que está longe, passará. 




Os dias de tristeza... 

Dias de felicidade... 

São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal 

as experiências acumuladas. 




Se, hoje, para nós, é um desses dias, 

repleto de amargura, paremos um instante. 

Elevemos o pensamento ao Alto 

e busquemos a voz suave da Mãe amorosa, 

a nos dizer carinhosamente: 'isto também passará' 




E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre, 

semelhante a enorme embarcação que, às vezes, parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas. 




Mas isso também passará porque Jesus está no leme dessa Nau 

e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a 

agitação faz parte do roteiro evolutivo da Humanidade 

e que um dia também passará.




Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro 

porque essa é a sua destinação. 




Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, 

sem esmorecimento e confiemos em Deus, 

aproveitando cada segundo, cada minuto que, por certo, também passará.




Tudo passa... 

exceto Deus. 




Deus é o suficiente!