segunda-feira, 16 de setembro de 2013

IDENTIFICANDO SUAS DEFESAS





                  O quanto somos neuróticos? Sabemos sim o quanto estamos iludidos a respeito da "normalidade", ou seja, de como nos rotulamos de "normais", mesmo trazendo tantas marcas psíquicas e físicas. Através dessa conscientização, tentaremos rasgar os mitos que tanto nos impedem de ser mais felizes.
                 Podemos iniciar admitindo que somos todos neuróticos.Esse é o preço que o homem pagou pela sua racionalidade; desse mal todos padecemos, e é melhor deixar cair de vez por todas os preconceitos que nos impedem de admitir isso. Não agir dessa forma é sinal de que estamos num grau de neurose bem mais intenso, que sequer nos permite retomar a evolução natural para o crescimento. 
                Sem essa consciência nada será possível. Se nos considerarmos dono da verdade, empacaremos na metade do caminho, quando ainda há tanto a ser percorrido e tanto a ser vivido. A virtude pertnce às pessoas que admitindo estar comprometidas num grau maior ou menor de neurose, começam a buscar os esclarecimentos necessários para uma sobrevida mais cheia de graça e de satisfações, que permita maior vitalidade e energia, atributos que podem ser convertidos em bem-estar, prazer, alegria, tranquilidade e confiança.

Fonte: Tempo de Viver/Elizabeth do valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário