segunda-feira, 28 de julho de 2014

ARCANO DA SEMANA – De 28 de Julho a 03 de Agosto de 2014-A JUSTIÇA

ARCANO DA SEMANA – De 28 de Julho a 03 de Agosto de 2014
A JUSTIÇA

Na carta 8, uma mulher segura uma balança na mão esquerda e uma espada na mão direita, representando a análise (balança) e a atitude (espada). Ao contrário do que dizem, ela não é cega nem cobre os olhos, mantém os olhos bem abertos e focados no presente, olhando para a frente. Em suas roupas, todas as cores utilizadas no Tarot de Marselha estão presentes, demonstrando que seu saber abrange todos os aspectos e que ela é capaz de avaliar sob muitas perspectivas – pragmaticamente, intuitivamente, logicamente, etc. – e o trançado em seu pescoço representa a conciliação dos contrários.
A Justiça vem propor uma reflexão sobre a coerência entre nossas idéias e nossas atitudes. Ela vem dizer para encararmos de frente o momento que estamos vivendo, avaliando amplamente nossa própria posição. Para isso, é necessário ultrapassar as emoções e concentrar-se na observação dos fatos, sem no entanto endurecer nosso julgamento (por isso ela segura a balança na altura do coração). Ela nos convida a um momento de equilíbrio para percebermos que estamos recebendo da vida exatamente aquilo que merecemos, de acordo com o que fizemos, e que, se for o caso de desejarmos vivenciar situações diferentes, é preciso alinhar pensamento e ação. Com sua espada de prontidão, ela nos chama à atitude, dizendo que após uma cirúrgica avaliação é preciso cortar o mal pela raiz com um único e duro golpe, seja esse mal um hábito, uma crença, uma postura, uma relação ou qualquer outro. A Justiça nos remete à recompensa pelo “jogo limpo”, começando por jogarmos limpo com relação a nós mesmos, admitindo nossa participação e responsabilidade em tudo o que está constituído ao nosso redor, seja bom ou ruim. Ser justo consigo mesmo pode ser um desafio maior do que parece quando não encontramos um ponto de equilíbrio de onde podemos avaliar, pesar e medir corretamente. E é o ponto de partida para aplicar a justiça em todas as nossas relações, com as pessoas, com nosso meio, com tudo.
Quando sentimos tensões e pressões acontecendo dentro de nós, a balança da Justiça pode ser uma grande ferramenta de equilíbrio. Elas são uma representação dos opostos se conciliando e trabalhando juntos de maneira criativa, e esse é o conceito de justiça – o equilíbrio entre as partes, de forma que uma não “leve vantagem” sobre outra.
Como estão interagindo nossos opostos – razão e intuição, ideal e ação, etc.? Estamos sendo honestos para conosco? Estamos sendo coerentes? Nosso pensamento, palavra e ação estão alinhados? Nossa realidade reflete aquilo que merecemos, isso é fato, mas reflete aquilo que ACREDITAMOS a respeito de nós mesmos? Eis aquilo sobre o que a Justiça vem colocar um pouco mais de clareza: se estamos distribuindo nossos valores com justiça em cada aspecto de nossa existência.
Abençoados Sejam!
Corvo Negro

Nenhum comentário:

Postar um comentário