sexta-feira, 17 de maio de 2013

CONHECE-TE A TI MESMO E CONHECERÁS O UNIVERSO...."

Vi esta mensagem no face e achei oportuno postar aqui também. 
Tem muita gente e gente boa , até bem intencionada,  querendo consertar o mundo de maneira inconscientemente  pretensiosa, porque não conseguem sequer resolver o seus problemas pessoais ,  mudar o seu mundo interno. Isto é fato!
As vezes observamos  e as vezes nos pegamos, também, fazendo e falando  com muita propriedade e eloquência  exatamente aquilo que criticamos e sequer damos conta. 
Sejamos menos pretensiosos e mais dedicados ao progresso, antes pessoal, porque para que o mundo lá fora seja diferente, precisamos, antes, cada um de nós, fazer a diferença em nosso mundo interno para depois expressá-lo ao mundo externo.  
Quando alteramos nosso nível de consciência, alteramos o mundo em nós mesmos, ou seja, alteramos a nossa forma de olhar o mundo, assim como quando lemos um livro, entendemos a mensagem de acordo com nosso ponto de vista pessoal,  nossos valores, nossos conceitos  e nossa maturidade interior naquele momento,  já  mais tarde, mais experientes e de acordo com nossas vivências,   ao fazermos uma releitura daquele  mesmo livro, percebemos que a mensagem se modificou e  encontramos , verdadeiros tesouros  que não havíamos descoberto antes.Foi o livro que mudou ou nossa consciência?
O destino do mundo só mudará, quando nos conscientizarmos que somos produto de uma sequencia de escolhas ao longo de inumeráveis experiências e acontecimentos. Enquanto criarmos álibis e recorrermos a dissimulações , culpando o mundo por nossas insatisfações, estaremos confessando nossa imaturidade. 
O  despertar das almas é proposta antiga. vemos nas páginas do Novo testamento: "Desperta tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos..." (Paulo- escrevendo aos Efésios, no capítulo V, versículo 14).
A evolução de nossas almas,   nada cria de novo; o que ela faz é melhorar progressivamente, nossa visão sobre aquilo que sempre existiu.
Portanto, não poderá haver mudança no mundo , sem que haja maturidade vivencial e a consciência de que tudo que está refletido no mundo, e tudo o que o homem sofre, goza, percebe e experimenta é o reflexo de si mesmo. Perceberemos um dia que o que parece vir de fora , na verdade se encontra em nossa intimidade.
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses"   (Sócrates)
Suzana Campista                                                                                   
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário