domingo, 26 de maio de 2013

RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS


Relacionamentos Saudáveis


Ninguém consegue viver sem a harmonia do grupo social no qual se encontra. Animal gregário, o ser humano nutre-se da vibração e da presença de outro igual, que o estimula  para avançar na busca da sua auto-realização.
O relacionamento social é de grande importância para desenvolver  os valores que se encontram adormecidos nos refolhos do inconsciente, aguardando os estímulos que os fazem exteriorizar-se, e isso somente é possível, na convivência com outros indivíduos da mesma espécie.
O isolacionismo é sintoma de desajuste emocional,portanto de  psicopatologia que necessita seja aplicada uma terapia competente.
Na convivência com o próximo, o ser humano lima as arestas interiores e ajusta-se ao grupo, aprendendo que a sua perfeita sintonia com os demais resulta em produção e aperfeiçoamento moral para todos. O seu crescimento é conquista geral, o seu fracasso é desastre coletivo. Nesse mister, portanto, descobre a beleza da harmonia, que resulta da perfeita identificação com os componentes do conjunto.
Quem duvide do valor da renúncia pessoal em favor do aperfeiçoamento do grupo social, observe, numa orquestra, qualquer instrumento que se destaque, por exibicionismo destoando da pauta musical, e teremos a tragédia do esforço de todos.
Assim, portanto, há uma necessidade ética, psicológica, moral, em favor do relacionamento entre as criaturas, particularmente quando este pode ser saudável. A sua proposta se faz mediante o intercâmbio fraternal, aspirações culturais, doações dignificadoras, que se convertem em esforço de construção de momentos enriquecedores.
Os estímulos humanos funcionam de acordo com os propósitos agasalhados, porque a mente, trabalhando os neurônios cerebrais, estimula a produção de enzimas próprias aos sentimentos de solidariedade ou às reações belicosas.
Assim, portanto, aspirar e manter idéias de teor elevado, constitui meio seguro de conseguir-se relacionamentos saudáveis.
                                                                            Joanna de Ângelis

Este texto de Joanna de Ângelis  realmente nos faz pensar o quanto devemos  nos esforçar e o quanto é importante este esforço para que criemos e cultivemos relacionamentos saudáveis e vivamos dentro deste núcleo  com um respeito que é construído no dia a dia, na renúncia e não na anulação, no diálogo ,  desde o relacionamento a dois , até os relacionamentos sociais, passando pela família e grupo de trabalho, dentre outros. Esforçarmo-nos, portanto para construção desta relação saudável com as pessoas , estar dispostos a fazer isto é um bom exercício para o  nosso autoconhecimento e para o nosso amadurecimento, pois aprendemos a nos olhar dentro daquele núcleo, prestar mais atenção nas  nossas e nas necessidades dos outros, a valorizar àquilo que o outro tem de bom e não só olhar para o lado negativo, a descobrir valores nos outros e nos descobrir também em potencialidades que desconhecíamos antes de colocá-las  à prova, sempre lembrando que a relação ou as relações é uma via de mão dupla e que nós também estamos sendo olhados da mesma forma num esforço do outro ou dos outros nesta construção. 
 Suzana Campista

Nenhum comentário:

Postar um comentário