sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ALIMENTE UMA PLANTA






À primeira vista, esta pode parecer uma sugestão superficial e estranha. Qual será o bem que alimentar uma planta pode lhe fazer?

Um dos objetivos da vida espiritual e um dos requisitos para a paz interior é aprender a amar incondicionalmente. O problema é que é realmente muito difícil amar uma pessoa, qualquer uma incondicionalmente. A pessoa que estamos tentando amar inevitavelmente diz ou faz algo errado, ou não corresponde às nossas expectativas de alguma maneira. Então ficamos aborrecidos e impomos condições ao nosso amor. " Eu o amarei, mas você terá que mudar. Terá que se comportar do modo que eu quero que se comporte".
Muitas pessoas amam melhor seus animaizinhos de estimação do que pessoas que as cercam. Mas amar um animalzinho incondicionalmente é igualmente difícil. O que acontece quando seu cachorro o acorda com latidos desnecessários no meio da noite ou arruína sem querer seu tapete favorito? Será que você prossegue em seu amor? Certamente até que sim, como continuará amando as pessoas, mas provavelmente naquele momento, irá manifestar sua insatisfação de ter que conviver com aquele jeito do seu animal, assim como o de uma pessoa que a desagrada e de certa forma isto começa a gerar conflitos na relação.
Uma planta, no entanto, é fácil de ser amada tal como é. Por isso, alimentar uma planta nos oferece uma excelente oportunidade de praticar o amor incondicional.
Porque será que praticamnete todas as tradições espirituais advogam a incondicionalidade do amor? Porque o amor tem grande poder de transformação.Amor incondicional faz surgir sentimentos pacíficos em quem dá e em quem recebe.
Escolha uma planta, de dentro ou de fora de casa, uma que você veja todos os dias. Pratique tomar conta e amar esta planta como se ela fosse um bebê ( É mais fácil  tomar conta de uma planta do que de um bebê, apesar das delícias de um bebê, mas nada de noites em claro, fraldas , choro). Fale com sua planta, diga a ela o quanto a ama. Ame sua planta, quer ela brote, quer não, quer viva, quer morra. Ame-a simplesmente. Perceba como você se sente ao oferecer a esta planta seu amor incondicional.Quando você consegue oferecer este tipo de amor, você nunca se sente agitado, irritado ou apressado.Está, apenas, num espaço de amor. Pratique este tipo de amor todas as vezes que vir sua planta, pelo menos uma vez por dia.
Depois de um certo tempo, você provavelmente saberá entender seu amor a outras coisas além dela. Quando sentir como é bom este amor, experimente oferece-lo às pessoas em sua vida. Pratique não querer que elas mudem ou sejam diferentes para merecer o seu amor. Ame-as pelo que são, pura e simplesmente. Sua planta pode ser uma mestra maravilhosa-mostrando-lhe o poder do amor.

Richard Carlson/Não faça tempestade em copo d'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário