sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CARTAS A DEUS/TRANSPARÊNCIA





          A vida nos está cuidando e não precisamos nos preocupar com o  passado. Em vez disso,ela nos pede uma qualidade em relação à qual qualquer outra é acessória: ela nos pede o valor da transparência, a ética dos realizados.
            Transparência no pensar, no sentir e no agir. Simplesmente viver, abrindo-nos ao novo e ao que nos contradiz, não rejeitando nenhuma perspectiva, não forçando nem desprezando nada, atuando com integridade, sem recusar as consequências de nossas opções. Ser transparente é sentir sem se enganar, o que machuca ou faz feliz.
          Há pessoas opacas, com um microidentidade que se recusa a ir além, com algo pequeno que guardam zelosamente. Elas precisam de séculos para descobrir que só podem crescer experimentando outras formas de identidade.
         E há pessoas transparentes que não temem provar o desconhecido e aceitar o que levam dentro.Provando ambos, crescem mais rápido. Elas não se fecham em si mesmas. Abertas, absorvem mais e mais percepção. Os transparentes não dividem ou subtraem: se somam a tudo que aprendem.
        Eles têm tanto medo  quanto os outros, a diferença é que não fogem do que vêm. Os transparentes não se escondem, nem têm nada a ocultar. São íntegros. Por isso a vida cuida deles com um desvelo especial. Eles são a crista da onda da evolução. Os transparentes têm esse dom que faz das almas velhas sábias; esse dom que converte em flores o pior dos passados.
     Se você quer superar o seu Karma, saia do mundo dos efeitos para entrar no mundo das causas: seja transparente.
     Essa é a única coisa que importa.

Francisco Boström/Cartas a Deus

NOTA:  Nesta carta , entendo que o autor nos fala  de valores, como os da transparência e da ética como essenciais para promoção do  auto-resgate , como uma correção de cada um com a sua consciência. 
Errar faz parte do aprendizado e está no caminho da evolução e o que seria o karma senão uma necessidade de revisão de nossos valores e correção de postura, antes , de  cada um   consigo mesmo  e depois  com o outro ou com os outros e mais ainda e maior: Com a vida.
O que é o karma realmente senão uma sucessão de escolhas - causas  passadas e também presentes  -  que obedecendo a lei universal, temos como resultado os efeitos. A cada ação corresponde uma reação .  
Vivemos hoje o efeito das causas  de um passado remoto ou de um minuto atráz,  mas podemos trabalhar e transmutar os karmas através da criação de novos movimentos, de novas causas, promovendo ações positivas,  nos preocupando em viver o aqui e agora com ética, transparência e honestidade. 
O passado passou e não temos como mudá-lo. O futuro vai depender do presente e o futuro pode ser o minuto próximo adiante  e  se estender  à  eternidade.
Suzana Campista

Nenhum comentário:

Postar um comentário