domingo, 24 de novembro de 2013

PRÁTICAS ESPIRITUAIS/CARTAS A DEUS.




"Algumas pessoas conhecem a experiência de se encontrar perfeitamente conscientes enquanto estão dormindo em meio a um sonho.
Nestes momentos se abrem infinitas possibilidades. Quem desperta dentro de um sonho se faz diretor do filme que está sonhando. Se um monstro o persegue, basta um pensamento para enterrá-lo debaixo da terra. Basta pensar que tem asas para sair voando. Se quer provar algo, isso instantaneamente se apresenta. É uma experiência de prazer e poder.
Em nosso estado normal de consciência, também estamos dormindo, só que não somos conscientes disso. Não somos livres, não temos muito prazer, nem suficiente poder. Somos marionetes dos estímulos que nos dá o mundo e das forças que nos dominam desde o inconsciente.
Fazer com que uma pessoa tome em mãos a própria vida é o primeiro objetivo das práticas espirituais. Antes de mais nada, é preciso começar a despertar em meio ao sonho.
O segundo objetivo é conseguir o acesso à autêntica realidade. Tentamos o contato com aquele Algo misterioso de que nos falam as tradições místicas e o intuímos no coração.
Queremos descobrir sua natureza e suas leis  para que possamos nos integrar conscientemente a seus processos. Assim ganhamos amplitude.
Por isso as práticas espirituais são o centro do trabalho interior. No autoconhecimento, o estudo é uma bússola, mas as práticas que nos levam até a meta."

Francisco Boström - Cartas a Deus

NOTA:

Sem nenhuma pretensão de interpretar o autor, pois os textos são como quadros e nascem da experiência e da vivência de cada um e de fora,  ao olhar ou ler, como um diamante, o que vemos ou lemos podem ter mil faces, mil interpretações de acordo com o ponto de vista de cada um, daquilo que  entendemos  e acreditamos, resultado de nossas crenças , nossa cultura, nossa história de vida , nosso momento e  nossa maturidade interior. Concordando ou discordando, mas ,  dentre outras coisas, uma máxima fica bem clara neste texto, pelo menos para mim com o que concordo e no que  creio:   A necessidade do despertar .do sono hipnótico a que estamos submetidos 24 horas por dia, dormindo ou despertos.  Por mais que tenhamos teorias,  a respeito de certas questões, dormimos  e acordamos, sem nos sentirmos inteiros e plenos e até , na verdade, provavelmente nem tenhamos consciência disso e vivemos o que por enquanto está nos bastando para na verdade sobreviver,  mas sempre há  no interior da alma uma lacuna, um vazio.  É a falta que sentimos de nós mesmos. Acredito que seja no autoconhecimento e nas práticas espirituais   perseverantes  e determinadas  que nos daremos uma chance  de nos encontrar com  aquele que desconhecemos em nós. 
Quem olha pra fora sonha. quem olha para dentro, desperta.
Suzana Campista

Nenhum comentário:

Postar um comentário