sexta-feira, 15 de novembro de 2013

NÃO DEIXE QUE NINGUÉM TE ENVELHEÇA





Baseado em conversas com várias pessoas que atendo , enquanto terapeuta, percebo que muitas delas têm conceitos formados sobre envelhecer ou velhice.
É de consenso e parece que já está impregnado no inconsciente coletivo e aprendemos , desde criança que o tempo passar, significa perder capacidade em vários aspectos.
Para que não se chegue a determinada idade, o único meio é morrer antes, o que na verdade ninguém quer, mas o conflito e o medo de chegar ou viver até certa idade , já está na programação de certas  pessoas e na verdade , na grande maioria das pessoas como uma decadência.
Certo que a vida é cíclica e a gente , nasce, cresce, reproduz ou não e morre ( renasce ou retorna à fonte da vida) e faz parte do processo que o corpo, em cada fase, se manifeste ou responda aos estímulos, porém, é preciso e fundamental que fiquemos atentos a esta programação que aceitamos que determina que após certa  idade, teremos esta e aquelas doenças, agiremos e reagiremos desta ou daquela forma, que não teremos mais condições de viver sozinhos, ficaremos dependentes, teremos este e aquele comportamento padrão da idade.
É certo que o corpo não reagirá mais como na infância ou na juventude e dependendo de como a pessoa viveu, pelo que ela passou, como se alimentou, se fez exercícios ou não e principalmente como ela se tratou,  no que acreditou, como ela se programou, provavelmente venha  ter muitos problemas sim, mas isto não pode ser encarado  e muito menos aceito como determinante.
Vejo jovens e algumas pessoas de meia idade , (entre 35 e 50 anos)  se referindo aos mais velhos de forma a denegrir e incapacitá-los  como se viver mais tempo fosse um castigo divino e  o tempo fizesse as pessoas perderem obrigatoriamente a sua capacidade mental  e de tanto insistirem nisso,acabam convencendo aos idosos que convivem com elas desta inverdade  .
O tempo é  um sábio professor que dá a oportunidade de aprendizado e crescimento e me pergunto porque os índios e os ciganos tem tanto respeito pelos seus "idosos" e dificilmente entre estes se vem pessoas emocionalmente e mentalmente incapazes  e ao contrário disto, são estes tratados como sábios e se tornam conselheiros das tribos e clãs? É apenas uma questão de cultura e de programação.
É uma coisa a se pensar... Vejo que algumas pessoas jovens e algumas de meia idade , na verdade ,que com esta atitude estão apenas se programando para uma "velhice" muito infeliz. Olha no que elas acreditam, ouçam o que elas dizem, como elas tratam os outros  e daí deduzam para o que estão se programando e o que certamente serão num futuro próximo  ou mais  distante.
Não deixem que estas pessoas que acreditam nisso, as convençam de que não são capazes. Não deixe que elas lhes incutam o medo de viver e perder a razão. Não se programe para isso. Doenças podem acontecer em qualquer idade. Ficou doente, vá se cuidar e seja feliz , isto sim até seu último minuto nesta vida. Ser feliz, isto sim é um grande desafio!
Não percam a sua auto-estima por conta destas pessoas que compraram esta ideia e reajam, cuidem da saúde física e mental, dê mais importância a si mesmos, se valorizem. Valorizem a sua sabedoria e as suas potencialidades. Sejam alegres e brinquem, dancem, riam  e não se deixem contaminar por estas pessoas,   no fundo medrosas e inseguras, muitas vezes amargas e frustradas com a vida , que não tem coragem de ser elas mesmas  e quando tentam, muitas vezes, perdem o controle de si.
A felicidade não tem idade. É uma conquista interna, emocional, mental e espiritual.
Suzana Campista

Nenhum comentário:

Postar um comentário